Cartas Mortuárias da memória de João Pian (1898-1980) padre educador: reflexões sobre a celebração da vida e da morte

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Resumo

Neste artigo foram apresentadas leituras das Cartas Mortuárias, particularmente aquela que foi dedicada ao padre e educador, João Pian (1898-1980). As Cartas são documentos históricos em que estão presentes memórias, métodos educacionais, história de vida e trajetória religiosa e educacional sobre o salesiano. A escrita e publicação dos textos como As Cartas foram o modo pelo qual os salesianos decidiram documentar e homenagear a vida dos padres educadores e evangelizadores. A análise dos textos das Cartas Mortuárias separa suas memórias institucionais e privadas. A carta, lida aqui, foi aquela escrita por Raimundo C. Pombo, sobre um padre e um educador que viveu sua vida dedicada aos salesianos no Antigo Sul de Mato Grosso, no Brasil, em meados do século XX. A análise da fonte primária supõe identificar o discurso da narrativa. Os textos foram escritos pelos salesianos com a declarada intenção de homenagear homens que dedicaram a sua vida à Igreja Católica, especificamente, os membros da Sociedade São Francisco de Sales, fundada em Turim, por Dom Bosco (1815-1888). Devido ao aspecto laudatório da carta mortuária dedicada a Pian, foi preciso desconstruir a narrativa para identificar o discurso. As cartas mortuárias forneceram elementos significativos para a reflexão das relações e práticas destes salesianos.

Biografia do Autor

Alana de Oliveira Barbosa, Doutoranda em Educação – Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso (UEMS), câmpus de Paranaíba. Especialista em Revoluções e Movimentos Sociais pela UEM. Graduada em História pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMS), câmpus de Nova Andradina. Professora da Educação Básica da Rede Estadual de São Paulo.

Daniel Longhini Vicençoni , Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM).

Graduado em História, pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá e aluno do Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Participa do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação e do Ensino de Leitura e Escrita (GEPHEELE - UEM).

William Robson Cazavechia , Secretaria de Ensino do Estado do Paraná

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Participa do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião e Educação nos Tempos Modernos (UEM), pelo qual, é pesquisador responsável pela Linha de Pesquisa Educação na Sociedade do Espetáculo; pesquisador pelo Núcleo de Estudos sobre Formação Humana (FORMA/UNESC/CNPq); e pesquisador pelo GEPHEELE - Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação e do Ensino de Leitura e Escrita (UEM). Professor na Rede Pública de Ensino no Estado do Paraná - SEED. Atua como Foto-documentarista e na Produção Cultural

Referências

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Publicado

30-07-2024

Como Citar

de Oliveira Barbosa, A., Longhini Vicençoni , D., & Robson Cazavechia , W. (2024). Cartas Mortuárias da memória de João Pian (1898-1980) padre educador: reflexões sobre a celebração da vida e da morte. Patrimônio E Memória, 20(1), 1–17. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/2843

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Artigos Livres