Sobre a Revista

Breve Histórico

Patrimônio e Memória é uma revista eletrônica acadêmica multidisciplinar da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, publicada semestralmente sob responsabilidade do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap). Desde o seu aparecimento, em 2005, estruturou-se como periódico em formato eletrônico com o objetivo de refletir sobre questões relativas às dimensões do patrimônio cultural e científico, em suas formas diversas, com base em pesquisas originais e inéditas. 

Em conformidade com o perfil de periódico científico, publica textos em português e em línguas estrangeiras (inglês, espanhol), possui corpo Editorial e Consultivo interno e externo, bem como convidados ad hoc, que lhe dão suporte intelectual e garantem a qualidade dos textos publicados. Portanto, Patrimônio e Memória, além de plasmar a identidade ao próprio Centro, apresenta-se como o veículo de interlocução com as demais instituições atinentes à área.

E em virtude de avaliações positivas da revista, tanto internas à Unesp quanto externas, como a realizada pelo CNPq, Patrimônio e Memória no último Qualis (2017-2020) classificou-se no conceito A3.

Em meados de 2017, a revista passou a ser incluída em diversos indexadores internacionais (tais como DOAJ e Latindiex), o que gerou uma expressiva ampliação e diversificação do seu público.

 

Conformidade com a Ciência Aberta

Este periódico está em conformidade com os princípios da Ciência Aberta, proposta no Budapest Open Access Initiative (BOAI), e segue o modelo Gold Open Access. Patrimônio e Memória aceita manuscritos previamente depositados em um servidor não comercial de Preprints, desde que não estejam submetidos simultaneamente à revisão por pares em outro periódico. É necessário informar o nome do servidor de Preprints e o DOI correspondente. Os autores deverão enviar o Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta, disponível no link.

Ética na Publicação

A Patrimônio e Memória adota as diretrizes éticas do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e o Código de Boas Práticas Científicas - FAPESP.

 

 Foco e Escopo

Patrimônio e Memória é um periódico da área de Ciências Humanas destinado a publicar textos inéditos derivados de pesquisas científicas e que tragam contribuições relevantes sobre diversos aspectos e questões relativas ao patrimônio: em suas formas diversas (cultural ou natural, material ou imaterial); tipos tradicionais (científico, arquitetônico, histórico, artístico, paisagístico, tecnológico, arqueológico, etnográfico ou antropológico) ou contemporâneos (indígenas, difíceis, quilombolas, documental, industriais, paisagem cultural, rotas culturais etc); problemáticas atuais (conservação material, políticas públicas, recuperação e reconstrução, interpretação patrimonial, direitos humanos, patrimônio em risco, mudanças climáticas, turismo cultural); e as dimensões que o atravessam (econômicas, políticas, ambientais, sociais ou culturais). A revista aceita colaborações no âmbito das Ciências Humanas (tais como Antropologia, Arqueologia, História, Geografia, Sociologia e Educação), Ciências Sociais Aplicadas (tais como Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano, Ciência da Informação, Museologia, Turismo), Linguísticas, Letras e Artes; assim como de outras subáreas ou grandes áreas do conhecimento científico, desde que relacionadas a problemáticas do patrimônio e da memória.

O período possui publicação contínua em dois volumes anuais, com textos em português, inglês ou espanhol - respeitando as mesmas diretrizes de preparação e formato dos manuscritos em português. Os escritos em língua estrangeira devem trazer título, resumo e palavras-chave em português e em inglês. A revista aceita artigos e resenhas cuja titulação mínima do(s) autor(es) seja de mestre (ou doutorado em curso).

A revista publica contribuições de artigos em dossiês, artigos em fluxo contínuo e resenhas. Os dossiês se constituem em espaço dedicado ao aprofundamento de temáticas específicas sobre patrimônio cultural e memória. Os artigos de fluxo contínuo abordam objetos e abordagens diversas, respeitando-se o escopo e as áreas de abrangência da revista. As resenhas privilegiam discussões teórico-metodológicas sobre livros publicados nas áreas afins ao escopo da revista. Seu público leitor é formado majoritariamente por universitários provenientes da grande área das Humanidades.

Preservação Digital

Este periódico segue os padrões definidos na Política de Preservação Digital da Unesp.

Fontes de Indexação

DIALNET (desde 2010); OAJI (desde 2016); DOAJ (desde 2017); Periódicos Capes (desde 2017); ESCI (WoS) (desde 2019); EBSCO (desde 2010); Latindex (desde 2018); MIAR (desde 2018);  REDIB (desde 2016); Diarorim: (desde 2022);

Ficha Bibliográfica

  • Título do periódico: Patrimônio e Memória
  • Título abreviado: Patrimônio e Memória
  • Publicação de: Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Periodicidade: anual
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 2005