Sobre a Revista

Escopo

Patrimônio e Memória é uma revista eletrônica acadêmica multidisciplinar da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, publicada semestralmente pelo Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap).

Desde o seu aparecimento, em 2005, estruturou-se com o objetivo de refletir sobre questões relativas às dimensões do patrimônio cultural e científico, em suas formas diversas, com base em pesquisas originais e inéditas. Em conformidade com o perfil de periódico científico, publica textos em português e em línguas estrangeiras (inglês, francês, espanhol e italiano), possui corpo Editorial e Consultivo interno e externo, bem como convidados ad hoc, que lhe dão suporte intelectual e garantem a qualidade dos textos publicados. PortantoPatrimônio e Memóriaalém de plasmar a identidade ao próprio Centro, apresenta-se como o veículo de interlocução com as demais instituições atinentes à área.

E em virtude de avaliações positivas da revista, tanto internas à Unesp quanto externas, como a realizada pelo CNPq, Patrimônio e Memória no último Qualis (2017-2020) classificou-se no conceito A3.

Patrimônio e Memória publica artigos científicos multidisciplinares originais, com foco em temas relacionados aos campos da História e das Letras (Literatura e Linguística), notadamente em suas vertentes do patrimônio cultural, em diferenciadas formas e modalidades, resultantes de investigação acadêmica. Também se aceitam colaborações no âmbito das áreas das Artes, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais e Educação, quando possíveis relacionadas aos aspectos culturais do patrimônio e da memória.

 A revista Patrimônio e Memória publica contribuições de artigos em dossiês, artigos em fluxo contínuo e resenhas. Os dossiês se constituem em espaço dedicado ao aprofundamento de temáticas específicas sobre um determinado assunto. Os artigos de fluxo contínuo abordam temáticas diversas, respeitando-se o escopo e as áreas de abrangência da revista. As resenhas privilegiam discussões teórico-metodológicas sobre livros publicados nas áreas contempladas nos campos da campos da História e das Letras (Literatura e Linguística). Seu público leitor é formado majoritariamente por universitários provenientes da área de História e das Humanidades em geral.

Patrimônio e Memória publica textos em português, inglês, espanhol, francês; os escritos em língua estrangeira devem trazer título, resumo e palavras-chave em português e em inglês - respeitando as mesmas determinações dos artigos em português.

Patrimônio e Memória adota a licença CC-BY como atribuição principal de Acesso Aberto. Autores e autoras não pagam qualquer taxa para submissão de artigos ou sua avaliação.

Não remuneramos as contribuições, cujos direitos autorais ficam, necessariamente, cedidos à Patrimônio e Memória. Autores e autoras não pagam qualquer taxa para submissão de artigos ou sua avaliação.

Patrimônio e Memória publica anualmente artigos avulsos, artigos em dossiês selecionados através de edital, entrevistas, comentários críticos de fontes ou documentos e resenhas. Os dossiês são organizados por pesquisadores de especialistas na temática, selecionados pelo Conselho Editorial, e composto por artigos de excelência e que são referência na área.

 

Política editorial do periódico

Os originais recebidos deverão, em um primeiro momento, atender aos critérios contidos no item abaixo, Forma e Preparação de Manuscritos. Uma vez atendidos tais critérios, os originais analisados pela Editoria-Chefe e encaminhados para pareceristas ad hoc e obedecendo ao sistema duplo-cego de avaliação por pares.

A Editoria Chefe decidirá sobre a adequação de cada manuscrito submetido, sobre o início ou não do seu processo editorial, além do aceite final. Os manuscritos de artigos e resenhas  submetidos à Revista será encaminhado a pelo menos dois pareceristas anônimos.

Apenas serão aceitas contribuições de autores com titulação mínima de doutor, na forma de artigos, comentários críticos de fontes e documentos e entrevistas, exceto no caso de resenhas, cujos autores poderão estar com doutorado em andamento.

A submissão de um manuscrito à Revista implica que ele é original e não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação. São aceitos manuscritos derivados de dissertações e teses não publicadas, mas espera-se um trabalho de reescritura para que o texto não seja considerado como autoplágio.

Cada autor/coautor só poderá ter um artigo em processo entre o início da submissão e a publicação final. Será ainda observado um intervalo de dois anos entre a publicação e o início de um novo processo de submissão de texto.

O periódico não cobra nenhum tipo de taxa de publicação.

 

Política de Acesso Aberto

A Revista segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e as submissões devem atender a essas diretrizes.

A gestão de dados de pesquisa é uma das práticas-chave da ciência aberta. Neste sentido, a Revista aceita manuscritos que foram previamente depositados em um servidor não comercial de preprints, desde que não tenham sido submetidos simultaneamente à revisão por pares em outro periódico. O autor responsável deve informar se o manuscrito está depositado em um servidor de preprints e obrigatoriamente fornecer o DOI correspondente. A Patrimônio e Memória solicita aos autores e às autoras que estejam atentos às citações e referenciamento de todos os dados e qualquer outro tipo de material utilizado na pesquisa. A Revista incentiva os autores a depositarem em repositórios de dados de pesquisa, compartilhar e tornar seus dados abertos.

 

Política de Direitos Autorais

Ao submeter um artigo para a Patrimônio e Memória o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente à revista, permitindo a publicação do artigo nesta revista e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na Patrimônio e Memória são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

 

Critérios para submissão de manuscritos

Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores. São também de responsabilidade dos autores a correção ortográfica, o uso da língua e a tradução para o inglês (ou outra língua estrangeira) do resumo, do título e das palavras-chave.

Os originais devem ocultar o nome do(a) proponente e instituição de origem, e pede-se a exclusão de quaisquer indícios dessas informações, assim como agradecimentos pessoais e autorreferências. Caso o artigo seja aceito, o(a) autor(a) terá oportunidade de incluir essas informações.

A revista aceita artigos e resenhas cujos autores tenham mestrado (ou doutorado em andamento).

O manuscrito deve conter: título (em português e inglês e na língua em que foi escrito); resumo (em português e em inglês e na língua em que foi escrito); palavras-chave (em português e inglês e na língua em que foi escrito); referências (ao final do texto); e notas (quando houver) após as referências.

Se houver agradecimentos e indicação de fontes de financiamento, devem vir ao fim do artigo, antes das referências bibliográficas.

Os artigos devem ter, no máximo, 10.000 palavras. As notas devem ser colocadas após as referências, e apenas explicativas, reduzidas às informações essenciais para a compreensão do texto.

As resenhas (entre 1.500 e 3.000 palavras) devem apresentar obras publicadas em português nos últimos dois anos, ou em língua estrangeira nos últimos três anos, na área de História. Devem conter título próprio em português e inglês, e apresentar dados editorais, formação do(a) autor(a) e sua relação com a obra resenhada, objetivos e metodologia, principais argumentos e conclusões. Devem analisar criticamente a obra, seus impactos na historiografia e sua inserção nos debates sobre o tema tratado. Não serão aceitas resenhas que apenas apresentem um resumo da obra. As eventuais citações da obra resenhada devem referenciar a página exata, enquanto outras citações seguem obrigatoriamente o sistema autor-data (NBR 10520/2023). As resenhas devem ser acompanhadas pelo resumo/abstract e três palavras-chave em português e inglês. A bibliografia utilizada deve ser referenciada no final do texto. Autores de resenhas devem atentar para situações que possam ser caracterizadas como "conflito de interesses".

Os manuscritos devem ser submetidos ao periódico, exclusivamente, por meio de submissão on-line:  Ao enviar o manuscrito, o(a)s autore(a)s devem fornecer seu identificador ORCID (Open Researcher and Contributor ID).

Os manuscritos que não obedecerem aos critérios de submissão à Revista serão imediatamente devolvidas para adequação.

E-mail para contato: patrimonioememoria.assis@unesp.br