Uma perspectiva da marginalia de Fernando Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v6i1.3803Palavras-chave:
Fernando Pessoa, Biblioteca pessoal, Marginalia, Leitor, AnotadorResumo
O fenómeno da marginalia pessoana, as formas que assume e a intenção que lhe está inerente é um dos aspectos tratados neste ensaio, que pretende não só dar a conhecer a intensidade emotiva que caracterizou o processo de leitura de uma vasta biblioteca, como mostrar que as anotações de cada livro são um elemento valioso para a construção de uma identidade literária, que tornam possível aceder aos processos mentais de Fernando Pessoa enquanto leitor/anotador e aos momentos de interacção que mantém com os autores de cada obra lida e anotada. A análise exaustiva da marginalia pessoana nos livros da sua biblioteca poderá tornar-se um precioso auxílio para a reconstrução dos percursos de leitura do poeta, já que os pensamentos expressos nos diversos volumes anotados reflectem preocupações estéticas e literárias que o poeta português manifestaria ao longo da vida, com reflexos na sua própria produção textual, e que caracterizam o processo de leitura dinâmica realizado por Pessoa, evidenciando uma densidade emotiva e intertextual que o levaria a construir um percurso de raciocínio e reflexão determinante para a sua progressão como artista e como homem.
Referências
COLERIDGE, Samuel Taylor. The Collected Works of Samuel Taylor Coleridge – Marginalia I. Ed. George Whalley. London: Routledge & Kegan Paul, 1980.
ESTIBEIRA, [Nome completo não informado]. Uma Introdução à Marginalia de Fernando Pessoa. Dissertação (Mestrado) — Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2002.
ESTIBEIRA, [Nome completo não informado]. A Marginalia de Fernando Pessoa. Tese (Doutorado) — Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2008.
JACKSON, H. J. Marginalia – Readers Writing in Books. New Haven: Yale University Press, 2001.
KEATS, John. The Poetical Works of John Keats. London: Frederic Warne and Co., s.d.
LOPES, Teresa Rita. Pessoa por Conhecer – Textos para um novo mapa II. Lisboa: Editorial Estampa, 1990.
PESSOA, Fernando. Escritos Autobiográficos, Automáticos e de Reflexão Pessoal. Ed. Richard Zenith. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.
ROBERTSON, John M. Pioneer Humanists. London: Watts & Co., 1907. (Anotado por Fernando Pessoa com o poema atribuído ao heterônimo Alberto Caeiro).
SAND, George. La Maré au Diable. Paris: Hachette, 1898.
SMITH, William. Principia Latina: Part I: A First Latin Course Comprehending Grammar, Delectus, and Exercise Book with Vocabularies: For the Use of the Lower Forms in Public and Private Schools. London: John Murray, 1892.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Maria do Céu Estibeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.