Ações de Educação Patrimonial para conhecimento e extroversão do patrimônio histórico e cultural na Baixada Maranhense e Reentrâncias Maranhense

Autores/as

Palabras clave:

Patrimônio Histórico-Cultural, Baixada Maranhense, Reentrâncias Maranhenses

Resumen

A pesquisa surgiu da necessidade de propiciar aos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas – UFMA – Campus de Pinheiro, vivências patrimoniais em atividades extraclasse nas regiões da Baixada Maranhense e Reentrâncias Maranhenses, complementando os conteúdos trabalhados em sala de aula. Para tanto, foram desenvolvidas estratégias didático-pedagógicas para extroversão do patrimônio histórico e cultural, com a participação dos alunos desde o planejamento, perpassando pela pesquisa de campo e divulgação dos resultados. Neste artigo serão apresentados três estudos de casos aplicados nas disciplinas Patrimônio Histórico Brasileiro, Folclore e Cultura Popular e História da América Colonial, cujo foco foi propiciar suportes de memórias e histórias em laboratórios vivos, a exemplo da cidade de Pinheiro, Centro Histórico de São Luís e Alcântara e a Comunidade Quilombola de Itamatatiua, em Alcântara.

Biografía del autor/a

Arkley Marques Bandeira, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Arkley Marques Bandeira é Professor do Departamento de Oceanografia e Limnologia e dos Programas de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre e Doutor em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em História pela Universidade do Estado do Maranhão (UEMA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Marcelo Fagundes, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Marcelo Fagundes é Professor da graduação em Geografia, da Pós-Graduação em Ciências Humanas e da Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Pós-Doutor em Geologia pela UFVJM e em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e Doutor em Arqueologia e Graduado em História pela Universidade de São Paulo (USP).

Leonardo Silva Soares, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Leonardo Silva Soares é Professor do Departamento de Oceanografia e Limnologia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Saúde e Ambiente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós-Doutor em Planejamento Ambiental e Geoecologia da Paisagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas e Graduado em Ciências Aquáticas pela UFMA.

Citas

BRASIL. República Federativa do Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil: texto promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas emendas constitucionais nos 1/92 a 52/2006. Brasília: Senado, 2006.

BASTOS, Rossano Lopes. A Arqueologia Pública no Brasil: novos tempos. In: MORI, V. H.; SOUZA, M. C. de; BASTOS, R. L.; GALLO, H. (org.). Patrimônio: atualizando o debate. Brasília: IPHAN, 2006, p. 155-168.

COSTA, Vanessa. Cultura Patrimonial em Enunciados: análise arqueológica dos discursos no Guia Básico de Educação Patrimonial. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 8. Anais... São Luís – MA, 2010.

CESTARI, Glauba Alves do Vale; SANTOS, Denilson Moreira; CARACAS, Luciana Bugarin. A produção cerâmica no quilombo de Itamatatiua: interações entre artesanato tradicional e design com vistas à sustentabilidade. In: SANTOS, Denilsom Moreira et. al. (org.). Artesanato no Maranhão: práticas e sentidos. São Luís: Edufma, 2016.

DEEETZ, James. Small Things Forgotten: the Archaeology of Early American Life. Nova York: Doubleday, 1977.

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. The World of goods: towards an anthropology of consumption. Londres: Penguin Books, 1980.

FERREIRA, Rosinete de Jesus Silva. Nas tramas de Itamatatiua: as representações sociais da saúde e as trocas comunicativas dos filhos de Santa Teresa. Rio de Janeiro, 2012. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

GRIJÓ, Wesley Pereira; BERARDO, Rosa Maria; MENDONÇA, Maria Luisa. A identidade na comunidade negra de Itamatatiua sob a perspectiva dos estudos pós-coloniais. ENECULT - ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA. 5. Anais... Salvador: Faculdade de Comunicação/UFBA, 2009.

HORTA, Maria de Lourdes Parreira; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN; Museu Imperial, 1999.

OOSTERBEEK, Luiz; REIS, Milena das Graças Oliveira. Terras de Preto em Terras da Santa: Itamatatiua e as suas dinâmicas quilombolas. Cadernos de Pesquisa, São Luís: UFMA, v. 19, n. 1, p. 7-15, 2012.

PEREIRA, Cleyciane Cássia Moreira. Mitos da cultura africana: elementos de informação e preservação da memória na Comunidade Quilombola Alcantarense de Itamatatiua. João Pessoa, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) – Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba.

JUNIOR, David Pereira. Tradição e identidade: a feitura de louça no processo de construção de identidade da Comunidade de Itamatatiua – e Alcântara Maranhão. In: MARTINS, Cynthia Carvalho et al. Insurreição de saberes: práticas de pesquisa em comunidades tradicionais. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2011.

JUNIOR, David Pereira. Territorialidades e identidades coletivas: uma etnografia de Terra de Santa na Baixada Maranhense. Salvador, 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia.

OOSTERBEEK, Luiz. Arqueologia pré-histórica: entre a cultura material e o património intangível. Cadernos do LEPAARQ, v. 1, n. 2, p. 41-54, 2004.

PESEZ, Jean-Marie. História da cultura material. In: LE GOFF, Jacques (org.) A História nova. São Paulo: M. Fontes, 1990, p. 177-213.

IPHAN. Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão – SICG. Brasília: IPHAN, 2013.

SANT’ANNA, Márcia. O registro do patrimônio imaterial: dossiê final das atividades da Comissão e do Grupo de Trabalho Patrimônio Imaterial. Brasília: Ministério da Cultura; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2006.

SERRÃO, Mônica; ALMEIDA, Aline; CARESTIANO, Andréa. Sustentabilidade: uma questão de todos nós. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2012.

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

Marques Bandeira, A., Fagundes, M., & Silva Soares, L. (2021). Ações de Educação Patrimonial para conhecimento e extroversão do patrimônio histórico e cultural na Baixada Maranhense e Reentrâncias Maranhense . Patrimônio E Memória, 17(1), 508–529. Recuperado a partir de https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3066