João Antônio y la puesta en escena de una escena de O Jogo da Vida

Autores/as

Palabras clave:

Maurice Capovilla (cinema), João Antônio, Snooker y literatura

Resumen

João Antônio Ferreira Filho (1937-1996) criou uma espécie de trilogia, na qual se mistura os gêneros do conto e do ensaio, para desenvolver sua tese de que "el billar também é uma cópia de nossa sociedade". Este artigo aceita a provocação e rastreia as imagens e argumentos postos sobre a mesa (verde) pelo escritor paulista, comparando-os com outros, produzidos por pensadores acadêmicos que se centraram na discussão da configuração sociológica e antropológica do jogo e da prática. Por último, a mais narrativa dos três textos, o conto "Malagueta, Perus e Bacanaço", é comparado com sua recriação fílmica, a longametraje O jogo da vida, dirigida por Maurice Capovilla.

Biografía del autor/a

Gilberto Figueiredo Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Assis, São Paulo

Profesor Adjunto de Teoría de la Literatura en la Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Assis. Post-Doctorado por la Universidad Estadual de Campinas (UNICAMP). Doctorado y Maestría en Literatura Brasileña y Licenciado en Literatura por la Facultad de Filosofía, Letras y Ciencias Humanas de la Universidad de São Paulo (USP). Se especializó en Historia de las Religiones y Religiosidades en la Universidad Estatal de Maringá (UEM).

Publicado

2024-07-31

Cómo citar

Figueiredo Martins, G. (2024). João Antônio y la puesta en escena de una escena de O Jogo da Vida. Patrimônio E Memória, 20(1), 1–57. Recuperado a partir de https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/2831