João Antônio and the staging of a scene in O Jogo da Vida

Authors

Keywords:

Maurice Capovilla (cinema), João Antônio, Snooker and Literature

Abstract

oão Antônio Ferreira Filho (1937-1996) criou uma espécie de trilogia, na qual se misturam os gêneros conto e ensaio, para desenvolver sua tese de que “o snooker também é uma cópia da nossa sociedade”. Este artigo aceita a provocação e traça as imagens e argumentos postos na mesa (verde) pelo escritor paulista, comparando-os a outros, produzidos por pensadores acadêmicos que se debruçaram sobre a discussão da configuração sociológica e antropológica do jogo e do jogar. Por fim, o mais narrativo dos três textos, o conto “Malagueta, Perus e Bacanaço”, é comparado à sua recriação fílmica, o longa-metragem O jogo da vida, dirigido por Maurice Capovilla.

Author Biography

Gilberto Figueiredo Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Assis, São Paulo

Assistant Professor of Theory of Literature at the Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis campus. Post-Doctorate from the State University of Campinas (UNICAMP). D. and M.A. in Brazilian Literature and B.A. in Literature from the Faculty of Philosophy, Letters and Human Sciences of the University of São Paulo (USP). Specialized in History of Religions and Religiosities at the State University of Maringá (UEM).

Published

2024-07-31

How to Cite

Figueiredo Martins, G. (2024). João Antônio and the staging of a scene in O Jogo da Vida. Patrimônio E Memória, 20(1), 1–57. Retrieved from https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/2831