ROMANCE GRÁFICO COMO POTENCIAL PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO

Graphic novel as pedagogical potential in High School

Autores

  • Taís Tramontini Debom Universidade Feevale
  • Ana Cândida Santos de Carvalho Universidade Feevale
  • Lovani Volmer Universidade Feevale

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Romance gráfico, Multiletramento e multimodalidade, Ensino Médio

Resumo

Pesquisas como Retratos da Leitura no Brasil têm evidenciado baixos índices de leitura dos brasileiros se comparados com os de outros países. Apesar disso, as aulas de Língua Portuguesa, na escola, em geral, privilegiam o texto verbal escrito, negligenciando, muitas vezes, outras linguagens que poderiam contribuir para minimizar esses índices. Nessa perspectiva, no intuito de enriquecer as possibilidades de trabalho com a literatura na escola e de contribuir com a formação do leitor, este estudo, de natureza básica e de cunho bibliográfico, busca discutir a inserção do romance gráfico no Ensino Médio. Embora mormente ignorado, esse gênero, que está cada vez mais presente no PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) Literário, pode ter boa recepção, aguçar a criatividade dos alunos, além de oferecer possibilidade de contato com temas e autores contemporâneos.

Biografia do Autor

Taís Tramontini Debom, Universidade Feevale

Graduada em Letras pela Universidade Feevale em 2024. 

Ana Cândida Santos de Carvalho, Universidade Feevale

Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (2023-2026) e mestre em Processos e Manifestações Culturais também pela Universidade Feevale (2013). Especialista em Mentored Teacher Education - Formação de Professores - pela Universidade de Tampere, Finlândia, em parceria com a Universidade Feevale, Brasil, (2023). Também tem especialização em Moderna Educação pela PUC/RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019) e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela URCAMP - Universidade da Região da Campanha (2002). É graduada em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela URCAMP - Universidade da Região da Campanha (2000) e tem curso de Magistério pela Escola Sagrado Coração de Jesus (1997). É professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio na Escola de Aplicação Feevale. 

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Mestre em Letras, com ênfase em Leitura e Cognição, pela UNISC (2008), e doutora em Letras, ênfase em Leitura e Linguagens, pela UCS/Uniritter (2015). Professora na Universidade Feevale. Atualmente é professora nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia, com atuação no projeto de extensão "Jovem Aprendiz Feevale" e no Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. É coordenadora dos cursos de graduação em Artes Visuais - licenciatura (presencial e digital) e bacharelado e Letras (presencial e digital). É vice-líder do Grupo Observatório de Leitura e Literatura - OLLI, cadastrado no CNPq.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Tramontini Debom, T., Santos de Carvalho, A. C., & Volmer, L. (2024). ROMANCE GRÁFICO COMO POTENCIAL PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: Graphic novel as pedagogical potential in High School. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 35, 213–231. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/2709

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES