O NOVO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO PISM E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Alexandre Faria Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Barbara Delgado Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luís Dadalti UFJF

Palavras-chave:

Programa de Seleção Misto (Pism), Ensino de Literatura, Vestibular

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a mudança no conteúdo programático do vestibular seriado da Universidade Federal de Juiz de Fora, o Programa de Seleção Misto (Pism), e as consequências geradas para a formação do leitor de literatura no Ensino Médio. Para isso, discutem-se as diferentes perspectivas sobre a prática de seleção para o Ensino Superior e suas consequências para o ensino no Brasil, sobretudo quando influenciadas por correntes críticas e documentos orientadores educacionais. Além disso, serão apresentadas versões anteriores do programa e será realizada uma análise sobre como as mudanças no conteúdo foram influenciadas pelas diferentes perspectivas de Literatura, assim como de sua relação com a sociedade e com o ensino. Conclui-se que o novo programa auxilia na possibilidade de formação de um leitor literário que lê para além da literatura, sendo capaz de ler a vida e o mundo social em que vive.  

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Publicado

2024-11-06

Como Citar

Faria, A., Delgado, B., & Dadalti, L. (2024). O NOVO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO PISM E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 35, 73–94. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/2717

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES