A HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA E A ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA:

ENCONTROS, DESENCONTROS E POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO TEMPO

Autores

  • Renata Junqueira de Souza
  • Marivaldo Omena Batista UFPB
  • Jorge Luiz Diogo de Castro

Resumo

RESUMO: Os desafios do ensino da literatura infantil e juvenil no contexto educacional brasileiro são vastos, especialmente no ensino médio. Com base em uma abordagem metodológica bibliográfica, o presente artigo investiga a história do ensino de literatura e as teorias relacionadas ao tema. Dentre os teóricos abordados, destacam-se nomes como Cecília Meireles (1951), Nelly Novaes Coelho (1966), Magda Soares (1999), Cosson (2006), Kleiman (1989), Souza e Girotto (2011), entre outros. A análise contempla a importância da escolarização da literatura, os obstáculos enfrentados pelos professores na mediação da leitura e a imprescindibilidade de estratégias de ensino adequadas, tanto para a vivência da leitura literária em sala de aula quanto para o desenvolvimento da competência leitora. O texto ressalta, ainda, a relevância de considerar o contexto social e cultural dos alunos, assim como suas experiências anteriores, para contribuir para a elaboração de significados na leitura das obras literárias.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura Infantil e Juvenil; Escolarização da Literatura; Estratégias de leitura.

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Publicado

2024-11-06

Como Citar

Junqueira de Souza, R., Omena Batista, M., & de Castro, J. L. D. (2024). A HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA E A ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA:: ENCONTROS, DESENCONTROS E POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO TEMPO. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 35, 141–160. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/2718

Edição

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ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES

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