Educação patrimonial
uma reflexão sobre os bens culturais das pequenas cidades
Palabras clave:
Reflexão-na-ação, Patrimônio cultural, Pequenas cidades, Educação patrimonial, Rio Grande do SulResumen
Com o acelerado processo de modernização das cidades é possível observar um desinteresse em relação aos diferentes bens de valor patrimonial. Tal situação, quando observamos uma pequena cidade, se apresenta de maneira acentuada, ou desvalorizada, sem “olhar afetivo” dos moradores locais. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo debater o patrimônio cultural das pequenas cidades a partir de uma atividade acadêmica da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, campus Santa Teresinha, Passo Fundo-RS. Uma estratégia que caracteriza e valoriza os bens de interesse cultural é a educação patrimonial. Nela, a memória como uma ação vivenciada no cotidiano dos habitantes resgata e fortalece os laços, os sentimentos e o senso de pertencimento. Essa atividade acadêmica permitiu que os alunos vislumbrassem nesses núcleos urbanos um conjunto relevante de expressões culturais que conformam identidades socioterritoriais. Concomitantemente, ponderaram sobre as formas de valorização do patrimônio cultural.
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