Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Patrimônio e Memória?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista Patrimônio e Memória somente aceita artigos e resenhas cuja titulação mínima do autor seja de doutor ou de doutorando.

As colaborações devem seguir as seguintes especificações:

1. Artigos devem ser escritos em português ou em inglês, francês, espanhol ou italiano e devem ter de 15 a 30 laudas (incluindo referências bibliográficas, notas, tabelas, gráficos e ilustrações), em espaço de entrelinhas 1,5 pontos, com letra Times New Roman de 12 pontos, com citações em 11 pontos e notas em 10 pontos, digitadas em versão Microsoft Word ou compatível. Sistema de chamada autor data.

2. Os artigos devem apresentar título, resumo e cinco palavras-chave, em português ou no idioma do texto e em inglês. O resumo deve ser escrito de maneira analítica, apresentando os objetivos do artigo, seu conteúdo e resultados, e ter, no máximo, 150 palavras.

3. As resenhas não devem exceder 6 laudas. Só serão aceitas resenhas de livros que tenham sido publicados, no Brasil ou no exterior, nos dois anos precedentes à data de sua submissão. Em sua primeira folha, na parte superior, devem ser escritos a referência completa do livro comentado (autor, título da obra, local de publicação e ano da edição). Deve-se inserir um título à resenha.

4. Toda colaboração deve apresentar-se em sua versão final e completa, não se admitindo troca do arquivo após o início do processo de avaliação ou produção editorial. Alterações, se necessário, apenas após a emissão dos pareceres.

5. Cada autor somente pode ter um artigo ou resenha em processo de avaliação, ou seja, entre o início da submissão e sua publicação final. Resguarda-se, ainda, um interstício de dois anos para que o autor submeta nova contribuição à Patrimônio e Memória.

6. Os nomes e dados dos autores não devem aparecer na colaboração. Informações contendo o nome completo do(s) autor(es), endereço postal e eletrônico, telefone, afiliação institucional, número de cadastro na plataforma Orcid e títulos acadêmicos deverão ser informadas na página de cadastro. É necessário indicar, também, se o artigo contou com financiamento.

 

APCs (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO) E TAXA DE SUBMISSÃO

Patrimônio e Memória não cobra nenhum tipo de taxa para publicação de artigos e resenhas; assim como o acesso a todo o seu conteúdo é inteiramente gratuito.

 

As colaborações para a revista Patrimônio e Memória devem obedecer a seguinte ordem: Título (em português ou no idioma do artigo e inglês); Resumo, (em português ou no idioma da contribuição e em inglês); Palavras-chave (até 5 palavras separadas por ponto e vírgula); Texto; Notas (explicativas, quando houver); Referências Bibliográficas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto é original e inédito e não está sendo avaliado para publicação por outra revista.
  2. Os artigos devem ser escritos em português ou em inglês, francês, espanhol ou italiano e devem ter de 15 a 30 laudas (incluindo referências bibliográficas, notas, tabelas, gráficos e ilustrações), em espaço de entrelinhas 1,5 pontos, com letra Times New Roman de 12 pontos, com citações em 11 pontos e notas em 10 pontos, digitadas em versão Microsoft Word ou compatível. Sistema de chamada autor data.

    As resenhas não devem exceder 6 laudas. Só serão aceitas resenhas de livros que tenham sido publicados, no Brasil ou no exterior, nos dois anos precedentes à data de sua submissão. Em sua primeira folha, na parte superior, devem ser escritos a referência completa do livro comentado (autor, título da obra, local de publicação e ano da edição). Deve-se inserir um título à resenha. 

    Os artigos e resenhas devem ser digitados com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.

    O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou compatível.

    As URL's para as referências foram informadas quando possível.

  3. Os artigos devem apresentar título, resumo e cinco palavras-chave, em português ou no idioma da submissão e em inglês. O resumo deve ser escrito de maneira analítica, apresentando os objetivos do artigo, seu conteúdo e resultados, e ter, no máximo, 150 palavras.

    Os artigos devem obedecer a seguinte ordem: Título (em português ou outro idioma dentre os possíveis e inglês); resumo (em português ou outro idioma e em inglês); palavras-chave; Texto; notas (quando houver); referências bibliográficas.

  4. Cada autor somente pode ter um artigo ou resenha em processo de avaliação, ou seja, entre o início da submissão e sua publicação final. Resguarda-se, ainda, um interstício de dois anos para que o autor submeta nova contribuição à Patrimônio e Memória.

  5. Os nomes dos autores não devem aparecer na colaboração. Os dados contendo o nome completo do(s) autor(es), endereço postal e eletrônico, telefone, afiliação institucional, títulação acadêmica (graduação, mestrado e doutorado / doutorando) e a indicação do número de cadastro na plataforma Orcid devem ser informados de maneira completa na página de cadastro. É necessário indicar, também, se o artigo contou com financiamento.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Caso o artigo contenha imagens, estas devem ser inseridas no corpo do texto. Além disso, elas devem ser anexadas individualmente (formato jpg) como documento suplementar e estar em alta resolução.
  8. O(s) autor(es) deve(m) ter a titulação mínima de doutorando(a).
 

Declaração de Direito Autoral

Entende-se que todo os autores de artigo submetido para publicação on-line na revista eletrônica Patrimônio e Memória - caso aprovado - aceitam as condições de direito autorial nos seguintes termos: 

"O(s) autor(es) autoriza(m) a revista eletrônica Patrimônio e Memória a publicar o artigo de minha (nossa) autoria / responsabilidade, caso seja aceito para publicação on-line. Declaro(amos) que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação e que os direitos autorais sobre ela não foram anteriormente cedidos a outra pessoa, física ou jurídica.

Declaro que transfiro a revista eletrônica  Patrimônio e Memória o direito de publicação  on-line, não podendo reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto, qualquer remuneração ou indenização, a que título seja, pela publicação on-line."

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.