MUSEU DA UFRGS
TRAJETÓRIA E IDENTIDADE DE UM MUSEU UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v6i2.3822Palavras-chave:
Museu, Patrimônio Cultural, Educação, Memória, UniversidadeResumo
Este artigo trata-se de uma reflexão sobre a trajetória peculiar do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e a constituição de sua identidade ao longo de seus 26 anos de existência, considerando que o mesmo não se caracteriza como um museu universitário tradicional no sentido de não possuir coleções para ensino e pesquisa exclusivamente voltado para o público acadêmico e da educação básica ao mesmo tempo em que procura pesquisar, difundir e valorizar o patrimônio cultural da UFRGS através de seus diferentes acervos, entendendo como acervo o patrimônio intelectual/cultural produzido na universidade e democratizar o acesso à cultura e à ciência por meio da preservação e difusão da memória, da educação patrimonial e de um trabalho sócio-educativo-cultural.
Referências
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