Clubes recreativos em cidades das regiões sudeste e sul
identidade, sociabilidade e lazer (1889-1945)
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v7i1.3753Palabras clave:
Clubes Recreativos, Sociabilidade, IdentidadeResumen
Este artigo discute sobre os clubes recreativos de elite, profissionais e étnicos entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, definindo sua importância, suas funções e seus significados para os associados. Na ocupação dos espaços de lazer, os frequentadores desses diversos clubes, além de se divertirem, iniciavam ou adensavam os laços que os uniam aos seus iguais criando, assim, uma rede de sociabilidade e poder que ensejavam dividendos sociais, matrimoniais, econômicos e políticos. No convívio proporcionado pelas festas, bailes e outros divertimentos, também (re)definiam suas identidades enquanto indivíduos pertencentes a determinado setor social ou étnico, que buscavam ou a manutenção do status quo, no caso das elites, ou as formas de inserção social, aceitação e projeção na sociedade mais ampla para os negros e trabalhadores.
Citas
LONER, Beatriz, Ana; GILL, Lorena Almeida. Clubes carnavalescos negros na cidade de Pelotas. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 35, n.1.
______. Classe, etnia e moralidade: estudo de clubes negros. 2003. http://www.ifch.unicamp.br/mundosdotrabalho/text/beatrizloner.pdf.
NEEDELL, Jeffrey. Belle époque tropical: sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. Tradução de Celso Nogueira. São Paulo: Cia das Letras, 1993.
QUEIROZ, Maria Isaura. Carnaval brasileiro: o vivido e o mito. São Paulo: Brasiliense, 1992.
REVEL, Jacques. Os usos da civilidade. In: ARIÈS. P & DUBY, G. História da Vida Privada. n. 3. São Paulo: Cia das Letras, 1991.
RUIZ, José Mario Martinez. Etiqueta: sociabilidade e moda. A identidade da elite paulistana (1895-1930). 1999. Assis. Dissertação (Mestrado em História), Faculdade de Ciências e Letras/ Unesp.
SANTOS FILHO, Lycurgo de Castro. Assis na Alta Sorocabana: um instantâneo de seus pioneiros. Campinas, 1994.
SILVA, Zélia Lopes da. Os carnavais de rua e dos clubes na cidade de São Paulo: metamorfoses de uma festa (1923-1938). São Paulo: Editora Unesp; Londrina: Eduel, 2008.
SIQUEIRA, Uassyr. Clubes recreativos: organização para o lazer. In: AZEVEDO, Elciene et al. Trabalhadores na cidade. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Patrimônio e Memória

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, salvo que se indique lo contrario, está sujeto a una licencia de atribución Creative Commons BY.