A Fotografia Compromissada na Espanha
a experiência de Josep Renau nas revistas Orto e Octubre
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v9i2.3613Palavras-chave:
Iconografia, Fotonontagem, Fotografia, Josep Renau, História da EspanhaResumo
O objetivo deste artigo é investigar o ambiente no qual se desenvolveu uma proposta de fotografias e fotomontagens compromissadas na Espanha da década de 1930. Para tanto, utiliza como eixo a experiência do artista espanhol Josep Renau e sua atuação em duas revistas ilustradas: Orto e Octubre. Procura-se averiguar como as experiências europeias de uma cultura e fotografias proletárias circularam e foram apropriadas pelo universo cultural espanhol. Acredita-se que, nestes anos, a Espanha se tornou um polo produtor e irradiador de uma iconografia política posteriormente difundida para o México e América Latina.
Referências
BAXANDALL, Michel. O Olhar Renascentista: pintura e experiência social na Itália da Renascença. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
BELL, Simon. Sobre la difícil conjunción de los términos ‘fotógrafos’ y ‘obrero’ en Francia. In: EL MOVIMIENTO de la fotografía obrera [1926-1939]. Ensayos y Documentos. Madrid: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia: Ministerio de Cultura: TF Editores, 2011, p. 364-372.
CABAÑAS BRAVO, Miguel. Josep Renau Arte propaganda en guerra. Madrid: Ministerio de Cultura, 2007.
CUEVAS-WOLF, Cristina. Münzenberg y el surgimiento de la propaganda comunista en España. In: EL MOVIMIENTO de la fotografía obrera [1926-1939]. Ensayos y Documentos. Madrid: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia: Ministerio de Cultura: TF Editores, 2011, p. 390-397.
DICCIONARIO de la Lengua Española Real Academia Española. Madrid: Real Academia Española, 2001. Disponível em: <http://buscon.rae.es/drae/>. Acesso em: 27 ago. 2013.
FERNÁNDEZ, Horacio. Fotolivros latino-americanos. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
FONTCUBERTA, Joan. De pós-guerra al siglo XXI. In: SÁNCHEZ VIGIL, Juan Miguel (Coord.). La Fotografía en España: de los orígenes al siglo XXI. Madrid: Espasa Calpe, 2001, v. XLVII. (Coleção Summa Artis – Historia General del Arte).
MADRIGAL PASCUAL, Arturo Ángel. Arte y compromisso. España 1917-1936. Madrid: Fundación de Estudios Libertarios Anselmo Lorenzo, 2002.
MENDELSON, Jordana. Introducción. In: REVISTAS y guerra 1936-1939. Madrid: Ministério da Cultura: MNCARS, 2007.
ORTO (1932-1934) Revista de documentación social. Valencia: Centro Francisco Tomas y Valiente, 2001. 2 v. (Edição fac-similar).
PANIAGUA, Javier. Estudio preliminar: Marín Civera y la cultura popular (Orto) (1932-1934). In: ORTO (1932-1934). Revista de documentación social. Valencia: Centro Francisco Tomas y Valiente, 2001, p. XV-LVIII. 2 v. (Edição fac-similar).
RENAU, Josep. The American way of life – Fotomontajes: 1952-1966. Barcelona: Gustavo Gili, 1977.
REUTER, Walter. Walter Reuter: el viento limpia el alma. Barcelona: Lunwerg, 2009.
REVISTA OCTUBRE. Escritores y Artistas Revolucionarios. Madrid, jun./jul., 1933, p. 1.
RIBALTA, Jorge (Org.). Espacios fotográficos públicos: exposiciones de propaganda, de "Pressa" a "The Family of Man, 1928-1955". Barcelona: Museu d'Art Contemporani de Barcelona, 2009.
RIBALTA, Jorge. Introducción. In: EL MOVIMIENTO de la fotografía obrera [1926-1939]. Ensayos y Documentos. Madrid: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia: Ministerio de Cultura: TF Editores, 2011, p. 12-22.
SÁNCHEZ VIGIL, Juan Miguel (Coord.). La Fotografía en España: de los orígenes al siglo XXI. Madrid: Espasa Calpe, 2001. v. XLVII. (Coleção - Summa Artis – Historia General del Arte).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Carlos Alberto Sampaio Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.