Um retrato na parede do Segundo Reinado
a imagem da família e do casamento em “A mulher de preto”, de Machado de Assis
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v11i2.3527Palavras-chave:
Família, Casamento, Conto, Machado de AssisResumo
A representação familiar em romances contextualizados na era colonial é de feição distinta daquela vista nos textos ficcionais de meados dos oitocentos, sobretudo porque a urbanização das cidades elege um novo tipo de sociabilidade, que cultiva a privacidade doméstica. De estrutura geral mais autoritária, extensa e de nítido interesse político, a família patriarcal deixa como herança ao grupo burguês a noção de autoridade masculina. A representação desta família burguês-patriarcal, dentro de moldes bastante convencionais relativos aos papéis masculinos e femininos, aparecerá com frequência nas narrativas de Machado de Assis, das quais muitas se constroem em torno da tópica do casamento, tendo a figura feminina lugar de destaque, justamente por se constituir como um elemento de equilíbrio/desequilíbrio da paz doméstica. Neste artigo, pretende-se examinar como se dá a representação da família e do casamento no conto “A mulher de preto”, narrativa publicada no Jornal das Famílias e em Contos Fluminenses (1870).
Referências
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Contos Fluminenses. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1977. Edições críticas de Obras de Machado de Assis.
______. Obra completa. Organização por Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.
CHALHOUB, Sidney. Diálogos políticos em Machado de Assis. In: CHALHOUB, Sidney; PEREIRA, Leonardo. (Orgs.). A história contada: capítulos da história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. p. 95-122.
COUTINHO, Afrânio. Machado de Assis na Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 1990.
DEL PRIORE, Mary. História do amor no Brasil. 2. ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2006.
D´INCAO, Maria Angela. Mulher e família burguesa. In: DEL PRIORE, Mary (org.).; BASSANEZI, Carla (coord. de textos). História das mulheres no Brasil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2002. p. 223-240.
LEITE, Míriam Moreira; MASSAINI, Márcia Ignez. Representações do amor e da família. In: D´INCAO, Maria Angela (Org.). Amor e família no Brasil. São Paulo: Contexto, 1989. p. 61-83.
MACEDO, Joaquim Manuel de. A moreninha. 17. ed. São Paulo: Ática, 1989.
MACFARLANE, Alan. História do casamento e do amor: Inglaterra, 1300-1840. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
MASSA, Jean-Michel. A juventude de Machado de Assis (1839-1870): ensaio de biografia intelectual. Tradução Marco Aurélio de Moura Matos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Conselho Nacional de Cultura, 1971.
MORETTO, Fúlvia. Introdução. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Júlia ou A Nova Heloísa: cartas de dois amantes habitantes de uma cidadezinha ao pé dos Alpes. Tradução Fúlvia Moretto. São Paulo: Hucitec; Campinas: Ed. Unicamp, 1994.
MURICY, Katia. A razão cética: Machado de Assis e as questões de seu tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
ROCHA-COUTINHO, Maria Lúcia. Tecendo por trás dos panos: a mulher brasileira nas relações familiares. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Júlia ou A Nova Heloísa: cartas de dois amantes habitantes de uma cidadezinha ao pé dos Alpes. Tradução Fúlvia Moretto. São Paulo: Hucitec; Campinas: Ed. Unicamp, 1994.
SANTIAGO, Silviano. Jano, Janeiro. Teresa: revista de Literatura Brasileira. São Paulo: Ed. 34; Imprensa Oficial, 2006, v. 6-7.
STEIN, Ingrid. Figuras femininas em Machado de Assis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
VAINFAS, Ronaldo. Casamento, amor e desejo no ocidente cristão. São Paulo: Ática, 1986.
VOLOBUEF, Karin. Fretas e arestas: a prosa de ficção do Romantismo na Alemanha e no Brasil. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cilene Margarete Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.