Design e cultura

análise da identidade em um patrimônio histórico-cultural – Mercado Público de Itajaí

Authors

Keywords:

Design, Culture, Identity, Historical-Cultural Heritage, Public Market

Abstract

Addressing the bias of Design and its relationship with culture, this article analyzes aspects of the identity of a Historical-Cultural heritage. The object of this research is the Municipal Public Market of Itajaí - Santa Catarina, a century-old building listed by the historical Municipal and State patrimony. We saw the opportunity to apply the Design as a strategy for analysis, rescue, preservation and strengthening of the Identity of this space, primordial for the culture of the region. In order to achieve this objective, an applied research was developed, with a qualitative approach and exploratory and descriptive objectives, appropriating the analytical method and using technical procedures such as bibliographical research, documentary and case study. As a result, it was observed that
many aspects worked in the Public Market could be improved in order to highlight and strengthen the local identity, preserving the culture.

Author Biographies

Marcos Roberto Ramos Ferreira, Paulista State University UNESP

Marcos Roberto Ramos Ferreira é Professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em Santa Catarina, Brasil. Doutorando e Mestre em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em MBA em Gestão Estratégica do Design e Graduado em Design Industrial pela UNIVALI.

Ricardo Triska, Paulista State University UNESP

Ricardo Triska é Professor do Departamento de Expressão Gráfica e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Visitante no Departamento de Artes e Design (School of Art + Design) na University of Illinois at Urbana – Champaign, nos Estados Unidos. Doutor em Engenharia de Produção e Graduado em Ciência da Computação pela UFSC. Mestre
em Ciência da Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq – nível 2.

References

BARRERA, Y. N. I. G. La cultura del diseño, estrategia para la generación de valor e innovación en la PyMe del Área Metropolitana del Centro Occidente, Colombia. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comumicación, Colombia, n. 34, p. 109-129, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.org.ar/pdf/ccedce/n34/ n34a12.pdf>.

BARROSO, E. Design, identidade cultural e artesanato. 1999. Disponível em: <http://www.eduardobarroso.com.br/artigos.thml>.

BONSIEPE, G. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

FASCIONI, Lígia. DNA empresarial: identidade corporativa como referência estratégica. São Paulo: Integrare, 2010.

FGML. Fundação Genésio Miranda Lins. Anuário de Itajaí 2010. Itajaí: FGML, 2010.

GUASCATUR. Mercado Público Municipal de Itajaí. Disponível em: <http://www.guascatur.com/2014/10/mercado-publico-municipal-de-itajai.html>.

ITAJAÍ. Prefeitura de Itajaí. Regimento interno do Centro de Cultura Popular – Mercado Velho de Itajaí-SC. 2012

______ . Contrato de concessão 011/2013. 2013. Disponível em: <http://www.itajai.sc.gov.br/>.

ITAJAI (Cidade). Decreto n.º 5.755, de 17 de dezembro de 1998. Homologa tombamento do Mercado Público Municipal / Centro de Cultura Popular. Prefeitura Municipal. Itajaí, SC, 1998. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/sc/i/itajai/decreto/1998/576/5755/decreto-n-5755-1998-homologa-tombamento-do-mercado-publico-municipal-centrode-cultura-popular>.

MARTINS, R. F. F.; MERINO, E. A. D. A gestão de design como estratégia organizacional. 2. ed. Londrina: Eduel; Rio de Janeiro: Rio Books, 2011.

MERCADO VELHO. Estatuto do Condomínio Comercial Mercado Velho. 2014.

MORAES, D. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010.

MEC – Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura. Brasília, 2010.

MERINO, G. S. A. D. A contribuição da gestão de design em grupos produtivos de pequeno porte no setor da maricultura: o caso AMPROSUL. Florianópolis, 2010. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Universidade Federal de Santa Catarina.

MORAES, D. Metaprojeto: o Design do Design. São Paulo: E. Blucher, 2010.

MOZOTA, B. B. Design management: using Design to build brand value and corporate inovation. New York: Allworth Press, 2003.

MOZOTA, B. Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

NIEMEYER, L. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.

OLIVEIRA, A. Itajaí: 150 (1860-2010). Itajaí: Catarina Santa, 2010.

ONO, M. M. Design, cultura e identidade, no contexto da globalização. Revista Design em Foco, Salvador: Universidade do Estado da Bahia, v. 1, n. 1, 2004. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/red alyc/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve =66110107>.

QUELUZ, M. L. P. Design & identidade. Curitiba: Peregrina, 2008.

SANTA CATARINA (Estado). Decreto n.º 3.460, de 23 de novembro de 2001. Homologa tombamento de imóveis. Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2001. Disponível em: <http://www.leisestaduais.com. br/sc/decreto-n-3460-2001-santacatarina-homologa-tombamento-de-imoveis>.

SILVA, L. D. Itajaí: imagens e memórias. Itajaí: Fundação Genésio Miranda Lins, 1995.

VILLAS-BOAS, A. Identidade e cultura. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.

ZOTZ, W. Itajaí: porto dos encantos. Florianópolis: Letras Brasileiras, 2002.

Published

2019-12-30

How to Cite

Roberto Ramos Ferreira, M., & Triska, R. (2019). Design e cultura: análise da identidade em um patrimônio histórico-cultural – Mercado Público de Itajaí . Patrimônio E Memória, 15(2), 339–352. Retrieved from https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3289