Leitura visual das memórias trágicas do conflito armado na Colômbia
a pintura de Fernando Botero e a representação da violência
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v15i1.3263Palavras-chave:
Memória, Pintura, Conflito armado, Colômbia, MinoriasResumo
O presente texto busca gerar reflexões sobre a função das artes visuais, especialmente a pintura de Fernando Botero, que em uma de suas coleções doadas por ele à Colômbia, interessa-se em representar os acontecimentos violentos do país que, ainda hoje, são lembrados esporadicamente. Para apoiar este assunto, retomo o pensamento de autores como Michael Pollak, Gaborit Pascaline, Santiago Londoño, entre outros, com o objetivo de gerar um diálogo interdisciplinar entre a arte e as memórias de eventos trágicos em tempos pós-conflito. Finalmente, questiona-se um pouco sobre o papel do patrimônio, atribuído pelas agências governamentais às telas do pintor, pois é um papel que não leva em conta sua intenção memorial, mas sim sua tendência a mostrar apenas folclore e costumes. Tal ponto, abre as portas para futuras análises e pesquisas relacionadas com as “memorias subterrâneas” do conflito armado do século XX e início de 2000 na Colômbia.
Referências
CANDAU, J. Bases antropológicas e expressões mundanas da busca patrimonial: memória, tradição e identidade. Memória em Rede, v. 1, p. 43-58, 2010.
______ . Memoria e identidad. Buenos Aires: Ediciones del Sol, 2001.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
NORA, P. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História, v. 10, p. 7- 28, 1993.
LONDOÑO, S. Botero en el Museo Nacional de Colombia: nueva donación. Bogotá: Villegas Editores, 2004;
PASCALINE, Gaborit. Mémoire, oubli et réconciliation dans les sociétés post-conflictuelles: l’exemple du Cambodge. ¿Interrogations?, v. 3, p. 1-10, 2006.
POLLAK, M. Memoria, olvido y silencio: la producción social de identidades frente a situaciones límite. La Plata: Ediciones al Margen, 2006.
TRABA, M. Arte de América Latina: 1900-1980. Washington D.C: Banco Interamericano de Desarrollo, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Natalia Vanessa Ramírez Peña, João Fernando Igansi Nunes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.