REVISTA LIVRO DE CABECEIRA DO HOMEM

DIÁLOGO ENTRE O JORNALISMO E A LITERATURA EM JOÃO ANTÔNIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5016/pem.v1i2.4025

Palabras clave:

Jornalismo, Literatura, Editoração

Resumen

A partir da experiência da Revista Civilização Brasileira (que circulou de 1965 a 1968), a editora Civilização Brasileira lançou em meados da década de 70 a revista Livro de Cabeceira do Homem. Para editar a revista, Ênio Silveira, diretor da Civilização Brasileira, convidou o jornalista e escritor João Antônio, autor do livro consagrado de contos Malagueta, Perus e Bacanaço (1963). Interessa-nos entender as edições de Livro de Cabeceira do Homem como representação de um movimento de luta pela democracia num país em que a imprensa estava censurada e o Estado de Direito em suspenso. Especificamente, estudamos a participação de João Antônio como repórter, contista e editor da revista, tendo publicado no periódico três textos: “Os testamentos de Cidade de Deus”, “Saudades do Brega” e “A agonia das gafieiras”.

Biografía del autor/a

Carlos Alberto Farias Azevêdo Filho, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1994), mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ Unesp/Assis (2008). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo e Teorias da Comunicação. Orienta e realiza pesquisa nas seguintes áreas: jornalismo, teoria da comunicação;literatura brasileira. É autor dos seguintes livros: João Antônio, repórter de Realidade (Idéia, 2002), A voz da infância e outras vozes (UEPB/Lattus, 2010) e Hibridismo e ruptura de gêneros em João Antônio (Editora da UFPB, 2012)

Citas

ANTÔNIO, João. Casa de Loucos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976. (Inclui: SILVEIRA, Ênio. Momentos Decisivos).

ANTÔNIO, João. Dama do Encantado. São Paulo: Nova Alexandria, 1996. (Inclui: BARBOSA, João Alexandre. Prosa de uma consciência).

AZEVÊDO FILHO, Carlos Alberto Farias de. João Antônio, repórter de Realidade. João Pessoa, PB: Idéia, 2002.

FERREIRA, Jerusa Pires (org.). Ênio Silveira. São Paulo: Edusp/ComArte, 1992. (Série Editando o Editor, vol. 3).

FRANÇA, Paulo. Ênio Silveira: Amigos, amigos, história à parte. Revista Leia, São Paulo, ano XII, n. 143, set. 1990.

LIVRO DE CABECEIRA DO HOMEM. Nova fase – volume 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

LIVRO DE CABECEIRA DO HOMEM. Nova fase – volume 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

LIVRO DE CABECEIRA DO HOMEM. Nova fase – volume 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

LIVRO DE CABECEIRA DO HOMEM. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, ano 1, volume 2.

LIVRO DE CABECEIRA DO HOMEM. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. Ano I, volume 5.

MAGNONI, Maria Salete. João Antônio. Coleção Rebeldes Brasileiros, volume 2. São Paulo: Casa Amarela, [s.d.], p. 617–618.

Publicado

2005-10-30

Cómo citar

Farias Azevêdo Filho, C. A. (2005). REVISTA LIVRO DE CABECEIRA DO HOMEM: DIÁLOGO ENTRE O JORNALISMO E A LITERATURA EM JOÃO ANTÔNIO. Patrimônio E Memória, 1(2), 144–153. https://doi.org/10.5016/pem.v1i2.4025

Número

Sección

Comunicación de la investigación