As propagandas imigrantistas do Brasil no século XIX
o caso da Sociedade Central de Imigração
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v15i2.3278Palavras-chave:
Sociedade Central de Immigração, Propaganda, Imigração e emigração, Modernização, Guia de imigrantesResumo
O presente artigo tem o objetivo de refletir a respeito de dois problemas ligados à história da imigração no Brasil do século XIX. O Primeiro deles é identificar e entender o conceito de “propaganda” naquele contexto, em especial aquela voltada para atrair imigrantes para o trabalho no Império. E a segunda é relacionar este termo a um caso específico do período: as reflexões da Sociedade Central de Imigração (SCI) publicadas no boletim oficial da entidade, intitulado A Immigração, e no guia difundido por ela em solo europeu. Documentos nos quais o conceito aparece como um discurso que visava ora persuadir grupos internos das transformações necessárias para o progresso e ora para convencer estrangeiros, que tivessem intenções, de que o Império seria um bom destino.
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