A Basílica Ermida de Nossa Senhora da Piedade

memórias de um processo de reconfiguração arquitetônica

Autores/as

Palabras clave:

Basílica de Nossa Senhora da Piedade, Arquitetura, Reconfiguração arquitetônica, Minas Gerais

Resumen

O ano de 1767 assinalou profícuo movimento de produção arquitetônica no cume da Serra da Piedade, em Caeté. Nesse período, Antônio da Silva Bracarena e Manoel Coelho Santiago empreenderam a elevação da ermida de Nossa Senhora da Piedade, reconhecida como basílica em 2017. A documentação remanescente explicita que copiosos eventos assinalaram os 251 anos de história do referido templo, sobressaindo-se as intervenções experimentadas ao longo dos séculos XIX e XX, responsáveis pela configuração que, atualmente, delimita a edificação. Nesse sentido, o texto que se apresenta tem como orientação examinar o percurso histórico que balizou a concepção e a transformação da referida ermida, demonstrar os principais agentes envolvidos nesse processo, bem como elencar as modificações centrais que particularizaram o arranjo de sua arquitetura.

Biografía del autor/a

Aziz José Oliveira Pedrosa, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Aziz José de Oliveira Pedrosa é Professor do Curso de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Doutor e Mestre em Arquitetura e Especialista em História e Cultura da Arte; todos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Desenho Industrial pela UEMG. Pós-Doutorando em História da Arte / Arquitetura pela UFMG.

Citas

ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Inventário do Patrimônio Cultural da Arquidiocese de Belo Horizonte. Santuário Nossa Senhora da Piedade, Serra da Piedade, Caeté, Minas Gerais. Inventário número 63. Belo Horizonte, 2007.

ARQUIVO ARQUIDIOCESANO DA CÚRIA METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE. Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade – Administração do Santuário – Correspondência 1996.

ANDRÉS, Maria Helena. Blog “Minha vida de artista”, 29 de maio de 2010, online. Apresenta trabalhos da artista plástica Maria Helena Andrés. Disponível em: <http://mariahelenaandres.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html>. Acesso em: 30 mar. 2017.

BOSCHI, Caio César. Irmandades, religiosidade e sociabilidade. In: RESENDE, Maria Efigênia Lage de; VILLALTA, Luiz Carlos. (Org.). As Minas setecentistas. Belo Horizonte: Autêntica; Companhia do Tempo, 2007. v 2.

FONTENELLE, Edmundo Bezerril. O Aleijadinho na Serra da Piedade. Belo Horizonte, 1970.

MARTINS, Judith. Dicionário de artistas e artífices dos séculos XVIII e XIX em Minas Gerais. Rio de Janeiro: Publicações da Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1974. n. 27, 2 v.

MENEZES, Ivo Porto de. Ermida da Senhora da Piedade: retábulo e imagem. Belo Horizonte: Edição do Autor, 2017.

MOTA, Carlos Carmelo de Vasconcellos. Testamento do fundador da Capela de Nossa Senhora da Piedade. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Belo Horizonte, IHGMG, v. 7, p. 363-373, 1960.

O PIONEIRO DA SERRA DA PIEDADE: documentação para uma biografia de Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1967.

PUHL, Liege Sieben. Alcides da Rocha Miranda: projetos e obras (1934-1997). Porto Alegre, 2010. 219 f. (Mestrado em Arquitetura) – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

QUEIROGA, Elmar G. A erecção da Capela da Serra da Piedade. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 2, p. 196-197, 1946.

SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem pelo distrito dos diamantes e litoral do Brasil. São Paulo: Nacional, 1941.

SERRA DA PIEDADE: Comemorando o glorioso cincoentenário da fundação da Congregação das Irmãs Auxiliares da Piedade 1942-1942. Belo Horizonte: Folhas de Minas para Livraria Cor., [1942?].

TAMBASCO, José Carlos Vargens. História do Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Jornal Opinião, Caeté, 15 ago. 2009. Encarte especial.

TRINDADE, Raymundo Octavio da. Instituições de igrejas no bispado de Mariana. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1945.

WITTKOWER, Rudolf. Arte y arquitectura em Italia 1600-1750. 13. ed. Madri: Cátedra, 2010.

Publicado

2019-06-30

Cómo citar

Oliveira Pedrosa, A. J. (2019). A Basílica Ermida de Nossa Senhora da Piedade: memórias de um processo de reconfiguração arquitetônica . Patrimônio E Memória, 15(1), 408–432. Recuperado a partir de https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3259