Norbert Elias e a constituição do conceito de civilidade

Authors

Keywords:

civilidade, Norbert Elias, Sociedade da Corte, boas maneiras

Abstract

The purpose of this article is to investigate how the concept of civility developed in the work of Norbert Elias, especially in The Civilizing Process, volumes 1 and 2, based on the transformations that took place between the Middle Ages and the beginning of the 19th century. Table manners, dress and vocabulary in court society are elements that underwent changes and, as a consequence, became more polished and courteous as society went through the process of creating modern states. The principles of the decline of court society are outlined and, against this backdrop, the changes in social structures and the changes in relationships between individuals are analyzed.

Author Biographies

Dyeinne Cristina Tomé, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Ciências Sociais (2005) e Pedagogia (2010) pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Educação Especial (2006) pelo Instituto Paranaense de Ensino e em Gestão Escolar (2015) pela Universidade do Centro-Oeste. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutoranda pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora do Quadro Próprio do Magistério da SEED PR.

Raquel dos Santos Quadros, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM -  Campus de Maringá. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM Campus de Maringá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE - UEM).

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Maria Cristina Gomes Machado é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestra em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas, curso concluído em 1999. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais na área de Educação. Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde trabalha desde 1990 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado desta instituição desde 2001. É associada da ANPED (2000) e SBHE (2000). É membro de corpo editorial e parecerista de Revistas da área da Educação, como Cadernos de História da educação (UFU/MG) e HISTEDBR On-line (UNICAMP/SP), atua no Comitê Científico da EDUEM, editora da Universidade Estadual de Maringá. É autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais. Tem experiência na área educacional, tendo atuado como professora das séries iniciais e na coordenação pedagógica de escolas. Foi premiada no Concurso Nacional de Ensaio do Ministério da Cultura, da Fundação Nestlé de Cultura e Fundação Casa Rui Barbosa em 1999. Coordena projetos de pesquisa e de eventos de extensão regularmente. Atua na área da educação com ênfase em Fundamentos da Educação. Participa como líder no Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, bem como participa desde 1995 do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR). Atua nas seguintes áreas: Educação, História da Educação, Intelectuais, Instituições Escolares, Fontes e Fundamentos, Educação Pública, entre outras.

References

AUSTEN, Jane. Orgulho e preconceito. São Paulo: Editora Landmark, 2008.

CHARTIER, Roger. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. (Vol. 1). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.

______. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. (Vol. 2). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.

______. A sociedade de corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia da corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

_____. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 1999.

FAUSTO, Boris. História das boas maneiras. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 out. 2005. Mais! p. 6.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

MACEDO, José Rivair. A mulher na Idade Média. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2002.

RIBEIRO, Renato Janine. A etiqueta no Antigo Regime: do sangue a doce vida. São Paulo: Editora brasiliense, 1983.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. A Feminização do corpo docente na democratização do ensino no século XIX, 1996, 181f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade

Estadual de Maringá, Maringá, 1996. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/resumos/resumos/1996-07.prn.pdf. Acesso em: 29 jun. 2016.

Published

2018-12-30

How to Cite

Tomé, D. C., dos Santos Quadros, R., & Gomes Machado, M. C. (2018). Norbert Elias e a constituição do conceito de civilidade. Patrimônio E Memória, 14(2), 448–464. Retrieved from https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3383