Monumentos públicos de Antonio Caringi em Pelotas, RS
entre práticas, representações e consumo
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v15i2.3304Palavras-chave:
Patrimônio e cidade, Memória e identidade, Circulação e consumo, Esculturas de Caringi em PelotasResumo
A partir da análise da relação entre público, espaços de memória e algumas obras do escultor Antônio Caringi, localizadas na cidade de Pelotas, este artigo propõe a abordagem de conceitos como memória, identidade cultural, representação, circulação, consumo, prática e (re) apropriação, aplicados ao patrimônio da cidade, em particular às esculturas patrimonializadas na categoria de “monumentos públicos”. Para tanto, trata-se de um estudo de caso como experiência que se dá em escala local, tentando situá-la, por meio de diálogos com outros autores, entre os discursos patrimoniais e práticas que ocorrem, também, em escala global.
Referências
ABUCHAIM, Vera Rheingantz. O tropeiro que se fez rei. [S.l.]: Mosca, 2013.
ALVES, José Francisco. A escultura pública de Porto Alegre: história, contexto e significado. Porto Alegre: Artfólio, 2004.
APPADURAI, Arjun. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Editora da UFF, 2008.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
BRASIL, Luiz Antonio de. As mãos do escultor. In: ANTONIO Caringi, o escultor dos pampas. Porto Alegre: Nova Prova, 2008, p. 8-19.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2006.
CARVALHO, Luíza Fabiana Neitzke de. História e arte funerária dos cemitérios São José I e II em Porto Alegre (1888-2014). Porto Alegre, 2015. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2006.
FREIRE, Cristina. Além dos mapas: os monumentos no imaginário urbano contemporâneo. São Paulo: Editora SESC; Annablume, 1997.
GINZBURG, Carlo. “Seu pais precisa de você”: um estudo de iconografia política. In: Medo, reverência, terror: quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Companhia das Letras, 2014, p. 61-100.
GOMES, Paulo. Bronze sobre granito. In: ANTONIO Caringi, o escultor dos pampas. Porto Alegre: Nova Prova, 2008, p. 20-33.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O mal-estar no patrimônio: identidade, tempo e destruição. Estudos Históricos, v. 28, n. 55, p. 211-228, 2015.
GRUZINSKI, Serge. Os mundos misturados da monarquia católica e outras connected histories. Topoi, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 175-195, 2001.
HALBWACHS, Maurice. Los marcos sociales de la memoria. Caracas: Anthropos Editorial, 2004.
LIMA, Herman. Caringi. Porto Alegre: Sociedade Felippe D’Oliveira; Globo, 1944.
MATTOS, Cláudia Valladão. Arquivos da memória: Aby Warburg, a história da arte e a arte contemporânea. Concinnitas, v. 2, n. 11, 2007. Disponível em: <https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/22865/ 16305>.
MONQUELAT, A. Fernando. As praças de Pelotas e suas histórias (Século XIX). Pelotas: Mundial, 2015.
NORA, Pierre. Entre Memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Aun Khoury. Projeto História, São Paulo: PUC-SP, v. 10, 1993. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br//index.php/revph/article/viewFile/12101/8763>.
PAIXÃO, Antonina Z. da. A escultura de Antonio Caringi: conhecimento, técnica e arte. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária Ufpel, 1988.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História, memória e centralidade urbana. Revista Mosaico, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: <http://revistas.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/225/179>.
______ . A invenção da sociedade gaúcha. Ensaios, v. 14, n. 2, 1993. Disponível em: <https://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/view/1617>.
TILL, Rodrigues. Antônio Caringi: o escultor do Rio Grande do Sul em seu centenário. Porto Alegre: Evangraf, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Isabel Halfen da Costa Torino, Ana María Sosa González, Fábio Vergara Cerqueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.