Olhares sobre o patrimônio móvel missioneiro
considerações de um franco-brasileiro e sua importância para os inventários contemporâneos
Keywords:
History of Jesuitic Art, Missionary Imaginaries, Patrimonial EducationAbstract
The proposal places experiences and facts that may indicate the profiting, usage and management of movable assets of the missionary sacred art of São Borja - Rio Grande do Sul. The content to be portrayed makes use of the chronicles of a nineteenth century character - João Pedro Gay, French-Brazilian, vicar who dedicated his offices in the locality for two and a half decades (1849-1874). Finally, we will make a contextual analysis of the reflections made by him with the society in order to launch a dialectic to the disregard still rooted on the contemporary days.
References
AHLERT, Jacqueline. Ruínas na terra do porvir. In: COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo (org.). Missões em mosaico: da interpretação à prática: um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011, p. 183-194.
ALTOE, Valeriano. O altar e o trono – um mapeamento das idéias políticas e dos conflitos entre Igreja/Estado no Brasil (1840-1889). Niterói, 1993. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Fluminense.
AQUINO, Brasil F. Colcha de retalhos: memórias de um são-borjense. S.n.t., 1988.
ÁVIL, Affonso. O lúdico e as projeções do mundo barroco. São Paulo: Perspectiva, 1971.
BALDOTTO, Gianni; PAOLILLO, Antonio. El barroco en las reducciones de guaraníes: Província del Paraguay 1609-1768. Treviso: G. Baldotto, 2004.
BAPTISTA, Jean. O temporal. São Miguel das Missões: Museu das Missões, 2009.
BARRETO, Mario. Campanha Lopezguaya. Rio de Janeiro: Papelaria Brazil, 1929. v. 3.
BARRETO, Abeillard. Bibliografia sul-riograndense: a contribuição portuguesa e estrangeira para o conhecimento e a integração do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura., 1973. v. 1.
BOFF, Claudete. A imaginária Guarani: O acervo do Museu das Missões. Santo Ângelo: EDIURI, 2005.
BAYÓN, Damián; MURILLO, Marx. Historia del Arte colonial Sudamericano. Barcelona: Polígrafa, 1989.
BRABO, D. Francisco J. Inventários de los mueves hallados a la expulsión de los Jesuítas de sus temporalidades por decreto de Carlos III en los pueblos de Misiones, fundados en las márgenes del Uruguay y Paraná, en el Gran Chaco, en el Pais de Chiquitos y en el del Mojos. Cuyos territorios pertenecieron luego al Virreinato de Buenos Aires – con introdución y notas. Madrid, 1872.
BROWN, Peter. A ascensão do cristianismo no Ocidente. Lisboa: Presença, 1999.
BURUCÚA, José E. Ángeles arcabuceros: milenio, anticristo, judíos y utopias en la cultura barroca de América del Sur. Temas medievales. Buenos Aires, n. 3, 1993.
BURKE, Peter. Visto y no visto: el uso de la imagen como documento histórico. Barcelona: Crítica, 2005.
CANCLINI, Néstor G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2011.
CASTELNAU L’ESTOILE, Charlotte. Les ouvriers d’une vigne sterile: lês jesuites et la conversion dês indiens au Brésil. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses; Paris: Centre Culturel Calouste Gulbenkian, 2000.
COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo. São Borja e seu patrimônio quase “esquecido”; o caso das Missões Jesuíticas na Terra dos Presidentes. In: IV Congresso Internacional de História. Maringá, 2009. Disponível em: http://www.pph.uem.br/cih/anais/trabalhos/313.pdf.
COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo (org.). Missões em mosaico: da interpretação à prática: um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011.
COSTA, Lúcio. A arquitetura dos jesuítas no Brasil. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 5, p. 105-169, 1941.
CURBELO, Carmen; BERGATTA, Luis. Imágenes multiculturales: origen, significado y uso de imaginería jesuítico misionera a partir de un enfoque interpretativo. Estudios Historicos – CDHRPyB, ano 4, n. 9, 2012.
DA SILVEIRA, Hemetério V. As missões orientaes e seus antigos domínios. Porto Alegre. Typografia da Livraria Universal de Carlos Echenique, 1909.
D’EU, Conde. Viagem militar ao Rio Grande do Sul. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1981.
DE VARINE, Hugues. As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Porto Alegre: Medianiz, 2012.
DÍAZ-PLAJA, Guillermo. El espíritu del Barroco. Barcelona: Apolo, 1983.
DO NASCIMENTO, Anna O.; OLIVEIRA, Maria I. (org.). Bens e riquezas das Missões. Porto Alegre: Martins, 2008.
DREYS, Nicolau. Notícia descritiva da província do Rio Grande de S. Pedro do Sul. Rio Grande: Biblioteca Rio-Grandense, 1927.
FURLONG, Guillermo. Los jesuítas y la cultura rioplatense. Montevidéo: Urta y Curbelo, 1933.
GAY, João Pedro. Invasão paraguaia na fronteira brasileira do Uruguai. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro; Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes; Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 1980.
GUIMARÃES, Arceu. Diccionario bio-bibliographico brasileiro: de diplomacia política externa e direito internacional. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 1938.
GUTIÉRREZ, Ramon (coord.). Pintura, escultura e artes útiles en Iberoamérica, 1500-1825. Madrid: Cátedra, 1995.
ISABELLE, Arsene. Viagem ao Rio Grande do Sul (1833-1834). 2. ed. Porto Alegre: Martins, 1983.
MAEDER, Ernesto; GUTIÉRREZ, Ramón. La imaginería jesuítica en las misiones del Paraguay. Anales del Instituto de Arte Americano e Investigaciones Estéticas “Mario J. Buschiazzo”, Buenos Aires, n. 23, p. 99-114, 1970.
MARAVALL, José A. La cultura del Barroco. Barcelona: Ariel, 1975.
MAURER, Rodrigo; COLVERO, Ronaldo. Legados jesuíticos em São Borja: um patrimônio que sofre na terra dos presidentes. 1er. Congreso Iberoamericano y VIII Jornada “Técnicas de Restauración y Conservación del Patrimonio”. La Plata, 2009.
MEYER, Augusto. Relíquias dos Sete Povos. In: Prosa dos pagos. Rio de Janeiro: São José, 1960.
NUNES, Benedito. O universo filosófico e ideológico do barroco. Barroco, Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, n. 12, 1982-1983.
OLIVEIRA DE OLIVEIRA, Marilda. Identidade e interculturalidade: história e arte guarani. Santa Maria: Editora UFSM, 2004.
OOSTERBEEK, Luiz. Arqueologia, património e gestão do território: polémicas. Erechim: Habilis, 2007.
PATRIMÔNIO JESUÍTICO. Primer Encuentro del Mercosur. Buenos Aires: Suma Copy, 1999.
PINTO, Muriel; MAURER, Rodrigo. Quando a geo-história avança sobre os significados de um espaço urbano: as paisagens culturais e as transformações identitárias da fronteira Brasil - Argentina. Eure, v. 40, n. 120, 2014.
PLÁ, Josefina. El barroco hispano guarani. Asuncion: Editorial del Centenario S.R.L., 1975.
PRATS, Llorenç. Antropología y patrimonio. Barcelona: Ariel, 2004.
QUEVEDO, Júlio. Os inventários dos Sete Povos das Missões: o contexto histórico. In: NASCIMENTO, Anna O.; OLIVEIRA, Maria I. (org.). Bens e riquezas das Missões. Porto Alegre: Martins, 2008, p. 9-37.
QUEVEDO, Júlio; RODRIGUES, Márcia C. O “descaso” com o patrimônio histórico sãoborjense: educação patrimonial em sala de aula. Revista Latino-Americana de História, v. 2, n. 6, edição especial, p. 261-273, 2013.
RILLO, Aparício; O’DONELL, Fernando. Populário são-borjense. São Borja: Nova Prova, 2004.
RODRIGUES, Fernando. Estatuária missioneira: da idolatria ao fogo. In: COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo (org.). Missões em mosaico: da intepretação à prática: um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011, p. 251-262.
SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem ao Rio Grande do Sul. 2. ed. Porto Alegre: Martins, 1997.
SUSTERSIC, Darko B. Arte jesuítico-guaraní y sus estilos. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofia y Letras – UBA, 2010.
THEODORO, Janice. América barroca: temas e variações. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Edusp, 1992.
TREVISAN, Armindo. A escultura dos Sete Povos. Porto Alegre: Movimento, 1978.
VIEIRA, Mabel L.; COUTINHO, Maria I. Inventário da imaginária missioneira. Porto Alegre: IPHAN; Comissão 300 anos, 1993.
WEISBACH, Werner. El barroco, arte de la Contrarreforma. Madrid: Espasa – Calpe, 1948.
WÖLFFIN, Heinrich. Renacimiento y barroco. Barcelona: Paidós, 1986.
WÖLFFIN, Heinrich. Renascença e barroco: estudo sobre a essência do estilo barroco e sua origem na Itália. São Paulo: Perspectiva, 1989
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Patrimônio e Memória

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All the content of the journal, except where noted, is licensed under a Creative Commons BY attribution license.