Entre usos e funções

a prática do colecionismo de fotografias no século XIX e sua difusão no Brasil Imperial

Autores

Palavras-chave:

Colecionismo, Coleção, Fotografias, Família Imperial Brasileira, Século XIX

Resumo

Este artigo pretende discutir os usos e as funções da fotografia no século XIX, em especial as práticas do colecionismo de fotografia neste século, notadamente no Brasil. É importante definir o colecionismo como uma prática social universalmente difundida e a coleção como representação do seu colecionador. Propõe-se, ainda, discutir o impacto da criação dos processos fotográficos para o hábito de colecionar, bem como os usos e funções da fotografia no século XIX a partir da prática do colecionismo de fotografias. Aborda-se, também, a relevância da Família Imperial Brasileira como colecionadora e agente de difusão da fotografia e as características do colecionismo de fotografias por parte da elite oitocentista no Brasil.

Biografia do Autor

Rosane Carmanini Ferraz, Universidade Estadual Paulista UNESP

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História, Área de Concentração: História, Cultura e Poder, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora de História com experiência no Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Ensino Superior, na rede pública e privada. Atualmente é historiadora do Departamento de Acervo Técnico da Fundação Museu Mariano Procópio (MAPRO) e Agente de Suporte Acadêmico do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)/UFJF. Mestre (2001) e Especialista (2000) em Ciência da Religião pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF. Licenciada (1998) e Bacharel em História (2000) pela UFJF, atuou em projetos de pesquisa relacionados à história da arte, como bolsista de iniciação científica. Atuou como Chefe de Departamento e Coordenadora de Curso de Graduação na Fundação Educacional São José.

Referências

ABREU, Regina. Museus etnográficos e práticas de colecionamento: antropofagia dos sentidos. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 31, p. 100-125, 2005.

ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira. O papel do papel: um breve ensaio acerca da relevância da fotografia em papel albuminado no século XIX. In: FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. De volta à luz: fotografias nunca vistas do Imperador. São Paulo: Banco Santos; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2003, p. 110-123.

AUBENAS, Sylvie. Viagens pela fotografia no século XIX: a coleção do Imperador Pedro II. In: FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. De volta à luz: fotografias nunca vistas do Imperador. São Paulo: Banco Santos; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2003, p. 28-35.

BARROS, Myriam Moraes Lins de. Memória e Família. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 29-42, 1989.

BENJAMIN, Walter. O colecionador. In: ______. Passagens. Belo Horizonte: UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006, p. 237-244.

BLOM, Philipp. Ter e Manter: uma história íntima de colecionadores e coleções. Rio de Janeiro: Record, 2003.

CARNEIRO, Juno Alexandre Vieira. Imagens decompostas: o Acervo Fotográfico do Arquivo Público Mineiro. Mneme Revista de Humanidades, Caicó, Rio Grande do Norte, v. 4, n. 7, p. 1-13, mar. 2003. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2012.

CARVALHO, Vania Carneiro; LIMA, Solange Ferraz. Fotografias como objeto de coleção e de conhecimento: por uma relação solidária entre pesquisa e sistema documental. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 32, p. 15-34, 2000.

COSTA, Thainá Castro. Colecionando o invisível: o reordenamento de mundo a partir de objetos de descarte. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. De volta à luz: fotografias nunca vistas do Imperador. São Paulo: Banco Santos; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2003.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Coleção D. Thereza Christina – Álbuns Fotográficos. Disponível em: <http://bndigital.bn.br/dossies/colecao-d-thereza-christina-maria-albunsfotograficos/>. Acesso em: 2 jan. 2010. Não paginado.

GOLDFELD, Monique Sochaczewski. Fotografias do Oriente Médio na Coleção Teresa Cristina. In: XXIV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 24., 2007, São Leopoldo (RS). Anais do XXIV Simpósio Nacional de História; Associação Nacional de História. São Leopoldo (RS): UNISINOS, 2007, p.1-10.

HEYNEMANN, Claudia Beatriz; RAINHO, Maria do Carmo Teixeira; LISSOVSKY, Maurício. Retratos Modernos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: entre o efêmero e o perpétuo. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: ENCICLOPÉDIA EINAUDI: MemóriaHistória. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1984, p. 95-106. v. 1.

PAVÃO, Luis. Conservação de Colecções de Fotografia. Lisboa: Dinalivro, 1997.

POMIAN, Krzysztof. Coleção. In: ENCICLOPÉDIA EINAUDI: Memória-História. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1984, p. 51-86. v. 1.

MUAZE, Mariana. As memórias da viscondessa: família e poder no Brasil Império. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.

VASQUEZ, Pedro Karp. O álbum de fotografia. In: MORAES ARGON, Maria de Fátima. Família Imperial: álbum de retratos. Petrópolis: Museu Imperial, 2002.

VASQUEZ, Pedro Karp. O Brasil na fotografia oitocentista. São Paulo: Metalivros, 2003.

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

Carmanini Ferraz, R. (2014). Entre usos e funções: a prática do colecionismo de fotografias no século XIX e sua difusão no Brasil Imperial . Patrimônio E Memória, 10(1), 183–198. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3555

Edição

Seção

Artigos Livres