“O Espaço da Memória"
a formação, as inter-relações e o acervo pessoal de Fernando Augusto Albuquerque Mourão
Palavras-chave:
Acervo Pessoal, Casa dos Estudantes do Império, Centro de Estudos Africanos, Coleção Autores Africanos, Fernando MourãoResumo
A partir do contato com o acervo pessoal do Professor Dr. Fernando Augusto Albuquerque Mourão, este estudo pretende salientar as contribuições do intelectual nas diversas áreas em que atuou, recompondo, por sua vez, os arquivos e registros memorialísticos pertencentes ao seu acervo. Com a análise destes conjuntos pessoais almeja-se destacar partes da trajetória de uma das figuras incontornáveis da intelectualidade brasileira. Para isso, serão evidenciadas partes do seu percurso, desde o seu envolvimento com a Casa dos Estudantes do Império, em Portugal, até a formação de um espaço seminal para os estudos africanos no Brasil e seus desmembramentos com as relações internacionais africanas, isto é: O Centro de Estudos Africanos, da Universidade de São
Paulo.
Referências
LARANJEIRA, José Pires. Introdução: uma casa de mensagens anti-imperiais. In: Mensagem: Boletim da Casa dos Estudantes do Império. 2.ed. Lisboa: Lousanense, 1996.
MASCARO, Alysson Leandro. Presença de Fernando Mourão no mundo jurídico. África: Revista do Centro de Estudos Africanos da USP, São Paulo, número especial, p. 261-267, 2012.
MOURÃO, Fernando. A sociedade angolana através da literatura. São Paulo: Ática, 1978.
______. O Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo. s/d., p. 1-20.
______. Múltiplas faces da identidade africana. In: África – Revista do Centro de Estudos africanos da Universidade de São Paulo: São Paulo: USP, n. 18-19, 1995/96, p. 5-21.
______. Memorial. São Paulo: USP, 1988.
______. O contexto histórico-cultural da criação literária em Agostinho Neto: memórias dos anos cinquenta. In: Revista África: Revista do Centro de Estudos Africanos da USP. São Paulo: USP, n. 14-15, 1991-1992, p. 55-68.
SANTOS, José Francisco. Movimento Afro-Brasileiro Pró-Libertação de Angola (MABLA) - Um Amplo Movimento” – Relação Brasil e Angola de 1960 a 1975. 2010.197f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010, p. 40-89.
TENREIRO, José Francisco; ANDRADE, Mário Pinto de. Poesia negra de expressão portuguesa. Coleção: para a história das literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa: África – literatura, arte e cultura, 1982.
GONÇALVES, Américo. O Brasil descobre literatura angolana. Revista de Angola. Luanda, ago. 1983, ano 7, n. 69. Povo e Cultura, p. 56.
VIEIRA, José Luandino. A Vida Verdadeira de Domingos Xavier. São Paulo: Ática, 1979. (Coleção Autores Africanos, 1).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.