Memória de artista

a narrativa de Franklin Joaquim Cascaes

Autores

Palavras-chave:

Coleções de Arte, Franklin Joaquim Cascaes, Florianópolis, Museu, Memória, Patrimônio

Resumo

Estudo de uma coleção de arte do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina – MArquE UFSC – que permite evidenciar que as imagens podem ser instrumentos ou dispositivos de mediação de memórias, evocativas de lembranças, suporte de informação e documentos de discursos históricos. O objetivo é identificar e analisar nos desenhos de Franklin Joaquim Cascaes a sua relação com a memória e a identidade da cidade de Florianópolis, a fim de estabelecer relações entre o patrimônio e a obra de arte. Os pressuspostos teóricos da pesquisa estão ligados a patrimônio e memória, por meio da metodologia de análise documental. Estas obras são representativas da arquitetura da cidade de Florianópolis, de sua religiosidade, sua tradição popular, suas atividades produtivas, suas festas.

Biografia do Autor

Aline Carmes Krüger, Universidade Estadual Paulista UNESP

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e doutora em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Integrante do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento e Gestão Documental - KOD e do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Arquivos Contemporâneos - NUPEAC. Coordenou projetos de extensão em Paleografia.

Referências

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Tradução Zulmira Ribeiro Tavares. São Paulo: Perspectiva, 1973.

BENJAMIN, Walter. O colecionador. In:__. Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006. p. 238-246.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. Tradução Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CASCAES, Franklin Joaquim. Caderno 18. Florianópolis: Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral / UFSC. Manuscrito. 1968.

______. Manuscrito 251. Florianópolis: Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral / UFSC. Manuscrito. 1975.

______. Entrevista conduzida por Gelci José Coelho. Florianópolis, CD 8 – Entrevista 08 B. Acervo do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral – UFSC. 1980.

______. Vida e arte e a colonização açoriana. Entrevistas concedidas e textos organizados por Raimundo C. Caruso. Florianópolis: Editora da UFSC, 1981.

CHAGAS, Mario. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Chapecó: Argos, 2006.

FLORES, Maria. Bernadete. Ramos. Teatros da vida, cenários da história, a farra do boi e outras festas na Ilha de Santa Catarina: Leitura e interpretação. 1991. 341f.Tese (Doutorado em História) – Faculdade de História. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1991.

FONSECA, Maria Cecília Londres. Patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação do Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 1997.

HERNANDEZ, Francisca Hernandez. Planteamientos teóricos de la museologia. Gijón: Ediciones Trea, 2006.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2003.

MENSCH, Peter. O objeto de estudo da museologia. Rio de Janeiro: UNIRIO/UFG, 1994.

POMIAN, Krzysztof. Coleção. In: Enciclopédia Einaudi – Memória História. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1984. v. 1, p.51-86.

RIBEIRO, Leila Beatriz. Patrimônio visual: as imagens como artefatos culturais. In: DODEBEI, Vera; ABREU, Regina (Org). E o patrimônio? Rio de Janeiro: Contra Capa/Programa de pós-graduação em Memória Social, 2008. p.59-71.

______. Por que você não coleciona selos como todo mundo? Velhice e objetos de coleção na trajetória de Urbano, O Aposentado. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 47, n. 3, set./dez. 2011. p. 199-207.

SANTOS, Silvio Coelho dos. Depoimento. Revista Museu 30 anos: Museu Universitário – UFSC. Florianópolis: s/d. p. 15-18.

SCHEINER, Tereza. Imagens do não-lugar: comunicação e os ‘novos patrimônios’. 2004, 293f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: ECO/UFRJ, 2004.

______; Cristina Moletta. Museologia ou Patrimoniologia? Reflexões. In: GRANATO, Marcus; SANTOS, Claudia Penhados; LOUREIRO, Maria Lucia (Orgs.). Museu e Museologia: Interfaces e Perspectivas/ Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro: MAST, 2009. p.43-59.

______. Museologia e interpretação da realidade: o discurso da história. In: Museology and History: Symposium Museology as a field of study. ICOM/IFOCOM. ICOFOM STUDY SERIES – ISS 35. Alta Gracia, Cordoba: 2006. p.53-60.

SIQUEIRA, Vera Beatriz. Museus Modernos, imagens do fim. In: 19º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DE ARTES PLÁSTICAS – ANPAP. Cachoeira. Anais Eletrônicos. Cachoeira: ANPAP, EDUFBA, 2010. Disponível em: http://www.anpap.org.br/2010/pdf/cc/vera_beatriz_siqueira.pdf (Consultado em set. 19, 2010).

SOUZA, Evandro André de. Franklin Cascaes: Uma cultura em transe. Florianópolis: Insular, 2002.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Como Citar

Carmes Krüger, A. (2016). Memória de artista: a narrativa de Franklin Joaquim Cascaes. Patrimônio E Memória, 12(2), 46–60. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3481