O regresso do exilado num conto de José Rodrigues Miguéis

Autores

Palavras-chave:

Exílio e literatura, Ironia, José Rodrigues Miguéis

Resumo

O artigo propõe-se a analisar “Regresso à cúpula da Pena”, conto de José Rodrigues Miguéis descrito por Eduardo Lourenço como “o mais revelador e profundo texto suscitado pela experiência do exílio” na Literatura Portuguesa. Na medida em que a associação entre literatura e exílio fora objeto de comentário por autores de relevo, recorrese, para introduzir a presente abordagem do texto, a reflexões propostas por Bolaño, Cortázar e Said. Em seguida, procede-se a um close reading da narrativa com o objetivo de evidenciar sua organização novelesca, marcada pela sucessão de eventos em ritmo ascendente que conduz a um desfecho já qualificado como rocambolesco pela crítica. Defende-se que a narrativa, ao explorar as fronteiras entre sonho e realidade, conduz ao arremate inverossímil como estratégia de representação irônica do contraste entre o regresso sonhado e o regresso de fato experimentado pelo protagonista.

Biografia do Autor

Caio Gagliardi, Universidade Estadual Paulista UNESP

Professor Associado da Universidade de São Paulo na área de Literatura Portuguesa. É coordenador do grupo de pesquisa Estudos Pessoanos (http://estudospessoanos.fflch.usp.br/) e membro do projeto Estranhar Pessoa (http://estranharpessoa.com), da Universidade Nova de Lisboa. Realizou três pesquisas de Pós-Doutorado: no Dipartimento di Studi Europei, Americani e Interculturali da Università degli Studi di Roma La Sapienza (UNIROMA/2019 & 2014) e no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (USP/2008).É Doutor em Teoria e História Literária (UNICAMP/2005), Mestre em Teoria Literária (UNICAMP/2000) e Graduado em Letras (UNICAMP/1997). Pesquisa poetas e ficcionistas da Literatura Portuguesa do século XX.

Referências

BOLAÑO, Roberto. “Literatura e exílio”. Tradução de Guilherme Freitas. Caderno de Leituras, n. 22, 2011. Disponível em: <http://chaodafeira.com/cadernos/literatura-e-exilio>. Acesso em: 27 mar. 2017.

CHKLOVSKI, Vitor. A construção da Novela e do Romance. In: Teoria da literatura: formalistas russos. Organização de Dionísio de Oliveira Toledo; tradução de Ana Mariza Ribeiro, Maria Aparecida Pereira, Regina L. Zilberman e Antônio Carlos Hohlfeldt; revisão de Rebeca Peixoto da Silva. Porto Alegre: Globo, 1971, p. 205-226.

CORTÁZAR, Julio. “América Latina: exílio e literatura”. In: Obra crítica 3. Organização de Saúl Sosnowski; tradução de Paulina Wacht e Ari Roitman. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 146-154.

LOURENÇO, Eduardo. “As marcas do exílio no discurso de Rodrigues Miguéis”. In: José Rodrigues Miguéis: Lisbon in Manhattan. Organização de Onésimo T. Almeida. Providence: Gávea-Brown, 1984, p. 37-45.

LOPES, Óscar. “O pessoal e o social na obra de Miguéis”. In: Cinco personalidades literárias. 2ª ed. Porto: Edição do autor, 1961, p. 51-78.

MIGUÉIS, José Rodrigues. “Regresso à cúpula da Pena”. In: Léah e outras histórias. 4ª ed. Lisboa: Estúdios Cor, 1968, p. 117-133.

MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa – I: formas em prosa; o conto; a novela; o romance. 15ª ed. São Paulo: Cultrix, 1967.

QUATRO vezes quatro: João Cabral de Melo Neto. Episódio da série “Mestres da literatura”. Produção: TV Escola; Polo de Imagem; TV PUC; Televisión América Latina. 27 min, color, 2007. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/video/mestres-da-literatura-quatrovezes-quatro-joao-cabral-de-melo-neto>. Acesso em: 27 mar. 2017.

SAID, Edward. “Reflexões sobre o exílio”. In: Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 46-60.

TCHÉKHOV, Anton. Um negócio fracassado e outros contos de humor. Tradução de Maria Aparecida Botelho Pereira Soares. Porto Alegre: Ed. L&PM, 2013.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

Gagliardi, C. (2017). O regresso do exilado num conto de José Rodrigues Miguéis. Patrimônio E Memória, 13(1), 39–53. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3397