O patrimônio cultural e os jogos

uma revisão de literatura para a possível criação da categoria de “jogos funcionais”

Autores

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Jogos funcionais, Cultura

Resumo

O presente artigo propõe uma revisão da literatura no campo dos jogos, abordando dois clássicos autores do século XX – Huizinga (Homo ludens) e Caillois (Os jogos e os homens), até as recentes teses acerca da temática no Brasil - com ênfase após o crescimento expressivo do estudo dos jogos, ocorrido em 2010. Os campos do patrimônio e dos jogos podem ser correlacionados no que tange à forma como os jogos acabaram por moldar as várias dimensões culturais. Busca-se a validação de uma nova categoria de jogos, preliminarmente nominados de “jogos funcionais”: jogos que têm imbuídos em si uma função que ultrapassa a ludicidade, permitindo a vivência patrimonial marcada pelo lúdicosocial, colocando os jogadores em um estado de grande imersão. Deste modo, busca sensibilizar os pesquisadores contemporâneos acerca das áreas de interação entre o patrimônio e os jogos, permitindo que reflexões sejam feitas a partir desse encontro interdisciplinar.

Biografia do Autor

Albano Francisco Schmidt, Universidade Estadual Paulista UNESP

Albano Francisco Schmidt é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Especialista em LLM em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Direito na UNIVILLE. Professor de Direito no Centro Universitário Tupy (UNISOCIESC), câmpus Marquês de Olinda.

Luana de Carvalho Gusso, Universidade Estadual Paulista UNESP

Luana de Carvalho Gusso é Professora do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade e do Curso de Direito da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Pós-Doutora em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, Portugal. Mestra e Doutora em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Direito Penal e em Criminalitíca pela UFPR. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Graduada em Psicologia pela UFPR.

Mariluci Neis Carelli , Universidade Estadual Paulista UNESP

Mariluci Neis Carelli é Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Doutora em Engenharia da Produção, Mestra em Sociologia Política e Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

AMPLIFICA. Taxionomia de Bloom. Disponível em: http://amplifica.org/taxonomiadebloom/. Acesso em: 22 set. 2019.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. São Paulo: Zahar, 2015.

BLOOM, Benjamin S et al. Taxionomia de objetivos educacionais 1: domínio cognitivo. São Paulo: Globo, 1976.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004

BRASIL. Lei de Propriedade Industrial (Lei Federal número 9.279 de 14 de maio de 1996).

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens. Lisboa: Cotovia, 1990.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 1989.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da Constituição. 3 ed. Coimbra: Almedina, 1999.

CAPES. Plataforma de Teses e Dissertações. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/. Acesso em: 23 jul. 2019.

CHOAY, Françoise. Alegoria do patrimônio. São Paulo: Almedina Brasil; Edições 70, 2017.

COULANGES, Fustel de. A cidade antiga. São Paulo: Edipro, 2008.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow and education. Palestra. Disponível em: https://tinyurl.com/y3tknuxg. Acesso em: 18 jul. 2019.

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções: 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

JOHN, Jessy. Study on the nature of impact of soft skills training programme on the soft skills development of management students (September 17, 2009). Pacific Business Review, p. 19-27, 2009. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=1591331. Acesso em: 14 set. 2019.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. São Paulo: B. do Brasil, 2000.

MUNHOZ, Daniella Rosito Michelena. Design de jogos de tabuleiro e dinâmicas cooperativas. Curitiba, 2018. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal do Paraná.

PEREIRA, Elaine Aparecida Teixeira. O conceito de campo de Pierre Bourdieu: possibilidade de análise para pesquisas em história da educação brasileira. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 337-356, 2015.

PIOVESAN, Armando; TEMPORINI, Edméa Rita. Pesquisa exploratória. Revista Saúde Pública, São Paulo, n. 29, p. 318-325, 1995.

PLATÃO. As leis – livro 1. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1xkBKQtofhwv3lR-4-Fjs-s6LnpPF6T3/view. Acesso em: 18 jul. 2019.

SAVI, Rafael. Avaliação de jogos voltados para a disseminação do conhecimento. Florianópolis, 2011. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina.

SCHMIDT, Albano Francisco; GONÇALVES, Oksandro Osdival. Os gastos do governo federal na área da educação entre 2009-2014. In: XII Seminário Internacional de Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidspp/article/view/13085. Acesso em: 23 jul. 2019.

SCHMIDT, Albano Francisco. Os custos de oportunidade inerentes ao novo plano nacional de educação. In: XIX Conferencia Anual. Santo Domingo: ALACDE, 2015.

SCHMIDT, Albano Francisco. O programa bolsa família visto como um jogo cooperativo. In: CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 24., 2015, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: CONPEDI, 2015, p. 427-452

SCHMIDT, Albano Francisco. Programa Bolsa Família: uma análise econômica dos (des)incentivos ao trabalho. Curitiba: Íthala, 2016.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. São Paulo: Malheiros, 2019.

SOUZA, Jaélison Rodrigues de. Comportamento hipercultural associado ao hábito de jogar videogames comerciais e sua relação com os traços de personalidade sugeridos pelo sistema de facções da série divergente. Recife, 2018. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco.

STEIN, Fernanda. Por uma cidade brincante: coletivos culturais e ações com jogos na cidade de São Paulo. Pelotas, 2018. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Federal de Pelotas.

TESSARO, Annye Cristiny. Narrativas e games: um olhar do design literário-artístico. São Paulo, 2018. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

30-06-2020

Como Citar

Schmidt, A. F., Carvalho Gusso, L., & Neis Carelli, M. (2020). O patrimônio cultural e os jogos: uma revisão de literatura para a possível criação da categoria de “jogos funcionais” . Patrimônio E Memória, 16(1), 478–495. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3147

Edição

Seção

Artigos Livres