Olhares sobre o patrimônio móvel missioneiro
considerações de um franco-brasileiro e sua importância para os inventários contemporâneos
Palavras-chave:
Imaginárias Missioneiras, Educação Patrimonial, História da Arte JesuíticaResumo
A proposta situa experiências e fatos que possam indicar o aproveitamento, uso e manejo de bens móveis da arte sacra missioneira de São Borja – Rio Grande do Sul/Brasil. O conteúdo a ser retratado faz uso das crônicas de um personagem oitocentista – João Pedro Gay, franco-brasileiro, vigário que dedicou seus ofícios na localidade por duas décadas e meia (1849-1874). Por fim, faremos uma análise contextual das reflexões aferidas por aquele, junto à sociedade, com vistas a lançar uma dialética ao descaso ainda assente aos dias contemporâneos.
Referências
AHLERT, Jacqueline. Ruínas na terra do porvir. In: COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo (org.). Missões em mosaico: da interpretação à prática: um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011, p. 183-194.
ALTOE, Valeriano. O altar e o trono – um mapeamento das idéias políticas e dos conflitos entre Igreja/Estado no Brasil (1840-1889). Niterói, 1993. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Fluminense.
AQUINO, Brasil F. Colcha de retalhos: memórias de um são-borjense. S.n.t., 1988.
ÁVIL, Affonso. O lúdico e as projeções do mundo barroco. São Paulo: Perspectiva, 1971.
BALDOTTO, Gianni; PAOLILLO, Antonio. El barroco en las reducciones de guaraníes: Província del Paraguay 1609-1768. Treviso: G. Baldotto, 2004.
BAPTISTA, Jean. O temporal. São Miguel das Missões: Museu das Missões, 2009.
BARRETO, Mario. Campanha Lopezguaya. Rio de Janeiro: Papelaria Brazil, 1929. v. 3.
BARRETO, Abeillard. Bibliografia sul-riograndense: a contribuição portuguesa e estrangeira para o conhecimento e a integração do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura., 1973. v. 1.
BOFF, Claudete. A imaginária Guarani: O acervo do Museu das Missões. Santo Ângelo: EDIURI, 2005.
BAYÓN, Damián; MURILLO, Marx. Historia del Arte colonial Sudamericano. Barcelona: Polígrafa, 1989.
BRABO, D. Francisco J. Inventários de los mueves hallados a la expulsión de los Jesuítas de sus temporalidades por decreto de Carlos III en los pueblos de Misiones, fundados en las márgenes del Uruguay y Paraná, en el Gran Chaco, en el Pais de Chiquitos y en el del Mojos. Cuyos territorios pertenecieron luego al Virreinato de Buenos Aires – con introdución y notas. Madrid, 1872.
BROWN, Peter. A ascensão do cristianismo no Ocidente. Lisboa: Presença, 1999.
BURUCÚA, José E. Ángeles arcabuceros: milenio, anticristo, judíos y utopias en la cultura barroca de América del Sur. Temas medievales. Buenos Aires, n. 3, 1993.
BURKE, Peter. Visto y no visto: el uso de la imagen como documento histórico. Barcelona: Crítica, 2005.
CANCLINI, Néstor G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2011.
CASTELNAU L’ESTOILE, Charlotte. Les ouvriers d’une vigne sterile: lês jesuites et la conversion dês indiens au Brésil. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses; Paris: Centre Culturel Calouste Gulbenkian, 2000.
COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo. São Borja e seu patrimônio quase “esquecido”; o caso das Missões Jesuíticas na Terra dos Presidentes. In: IV Congresso Internacional de História. Maringá, 2009. Disponível em: http://www.pph.uem.br/cih/anais/trabalhos/313.pdf.
COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo (org.). Missões em mosaico: da interpretação à prática: um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011.
COSTA, Lúcio. A arquitetura dos jesuítas no Brasil. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 5, p. 105-169, 1941.
CURBELO, Carmen; BERGATTA, Luis. Imágenes multiculturales: origen, significado y uso de imaginería jesuítico misionera a partir de un enfoque interpretativo. Estudios Historicos – CDHRPyB, ano 4, n. 9, 2012.
DA SILVEIRA, Hemetério V. As missões orientaes e seus antigos domínios. Porto Alegre. Typografia da Livraria Universal de Carlos Echenique, 1909.
D’EU, Conde. Viagem militar ao Rio Grande do Sul. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1981.
DE VARINE, Hugues. As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Porto Alegre: Medianiz, 2012.
DÍAZ-PLAJA, Guillermo. El espíritu del Barroco. Barcelona: Apolo, 1983.
DO NASCIMENTO, Anna O.; OLIVEIRA, Maria I. (org.). Bens e riquezas das Missões. Porto Alegre: Martins, 2008.
DREYS, Nicolau. Notícia descritiva da província do Rio Grande de S. Pedro do Sul. Rio Grande: Biblioteca Rio-Grandense, 1927.
FURLONG, Guillermo. Los jesuítas y la cultura rioplatense. Montevidéo: Urta y Curbelo, 1933.
GAY, João Pedro. Invasão paraguaia na fronteira brasileira do Uruguai. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro; Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes; Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 1980.
GUIMARÃES, Arceu. Diccionario bio-bibliographico brasileiro: de diplomacia política externa e direito internacional. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 1938.
GUTIÉRREZ, Ramon (coord.). Pintura, escultura e artes útiles en Iberoamérica, 1500-1825. Madrid: Cátedra, 1995.
ISABELLE, Arsene. Viagem ao Rio Grande do Sul (1833-1834). 2. ed. Porto Alegre: Martins, 1983.
MAEDER, Ernesto; GUTIÉRREZ, Ramón. La imaginería jesuítica en las misiones del Paraguay. Anales del Instituto de Arte Americano e Investigaciones Estéticas “Mario J. Buschiazzo”, Buenos Aires, n. 23, p. 99-114, 1970.
MARAVALL, José A. La cultura del Barroco. Barcelona: Ariel, 1975.
MAURER, Rodrigo; COLVERO, Ronaldo. Legados jesuíticos em São Borja: um patrimônio que sofre na terra dos presidentes. 1er. Congreso Iberoamericano y VIII Jornada “Técnicas de Restauración y Conservación del Patrimonio”. La Plata, 2009.
MEYER, Augusto. Relíquias dos Sete Povos. In: Prosa dos pagos. Rio de Janeiro: São José, 1960.
NUNES, Benedito. O universo filosófico e ideológico do barroco. Barroco, Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, n. 12, 1982-1983.
OLIVEIRA DE OLIVEIRA, Marilda. Identidade e interculturalidade: história e arte guarani. Santa Maria: Editora UFSM, 2004.
OOSTERBEEK, Luiz. Arqueologia, património e gestão do território: polémicas. Erechim: Habilis, 2007.
PATRIMÔNIO JESUÍTICO. Primer Encuentro del Mercosur. Buenos Aires: Suma Copy, 1999.
PINTO, Muriel; MAURER, Rodrigo. Quando a geo-história avança sobre os significados de um espaço urbano: as paisagens culturais e as transformações identitárias da fronteira Brasil - Argentina. Eure, v. 40, n. 120, 2014.
PLÁ, Josefina. El barroco hispano guarani. Asuncion: Editorial del Centenario S.R.L., 1975.
PRATS, Llorenç. Antropología y patrimonio. Barcelona: Ariel, 2004.
QUEVEDO, Júlio. Os inventários dos Sete Povos das Missões: o contexto histórico. In: NASCIMENTO, Anna O.; OLIVEIRA, Maria I. (org.). Bens e riquezas das Missões. Porto Alegre: Martins, 2008, p. 9-37.
QUEVEDO, Júlio; RODRIGUES, Márcia C. O “descaso” com o patrimônio histórico sãoborjense: educação patrimonial em sala de aula. Revista Latino-Americana de História, v. 2, n. 6, edição especial, p. 261-273, 2013.
RILLO, Aparício; O’DONELL, Fernando. Populário são-borjense. São Borja: Nova Prova, 2004.
RODRIGUES, Fernando. Estatuária missioneira: da idolatria ao fogo. In: COLVERO, Ronaldo; MAURER, Rodrigo (org.). Missões em mosaico: da intepretação à prática: um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011, p. 251-262.
SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem ao Rio Grande do Sul. 2. ed. Porto Alegre: Martins, 1997.
SUSTERSIC, Darko B. Arte jesuítico-guaraní y sus estilos. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofia y Letras – UBA, 2010.
THEODORO, Janice. América barroca: temas e variações. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Edusp, 1992.
TREVISAN, Armindo. A escultura dos Sete Povos. Porto Alegre: Movimento, 1978.
VIEIRA, Mabel L.; COUTINHO, Maria I. Inventário da imaginária missioneira. Porto Alegre: IPHAN; Comissão 300 anos, 1993.
WEISBACH, Werner. El barroco, arte de la Contrarreforma. Madrid: Espasa – Calpe, 1948.
WÖLFFIN, Heinrich. Renacimiento y barroco. Barcelona: Paidós, 1986.
WÖLFFIN, Heinrich. Renascença e barroco: estudo sobre a essência do estilo barroco e sua origem na Itália. São Paulo: Perspectiva, 1989
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.