Pós-História, novos museus e a metamorfose museológica

Autores

Palavras-chave:

Museu, Museologia, Arte contemporânea, Fim da história da arte, Pós-história

Resumo

Esse estudo analisa as tensões presentes na arte da contemporaneidade e sua inserção nos espaços expositivos, atento às transformações que ocorrem no campo da arte, especialmente aquelas que ocasionam a metamorfose e a ressignificação dos museus. Realizamos uma revisão de alguns temas relacionados ao fato museal sob as lentes de autores que discutem os desdobramentos da história da arte, da arte contemporânea e da arte pós-história (tais como Hans Belting, Arthur Danto, Vilém Flusser, principalmente) confrontando-os com alguns conceitos-chave da museologia, com as situações emergentes no campo da arte e do próprio museu na atualidade. Destacamos que o museu acaba por se tornar palco onde todas as tensões presentes no campo da arte hoje se apresentam. Os museus têm aos poucos deixado de ser apenas espaços onde a arte consagrada e patrimonializada é apresentada para ele mesmo se tornar um espaço dialógico onde esses valores são reavaliados. O próprio museu, assumindo-se como espaço crítico, de reflexão sobre a arte, sobre o mundo e sobre si mesmo, abandona o seu caráter de neutralidade, para adquirir uma identidade dialógica, podendo assim, até ele mesmo se tornar obra de arte.

Biografia do Autor

Ricardo Ramos Costa, Universidade Estadual Paulista UNESP

Ricardo Ramos Costa é Professor do Instituto Federal do Espírito Santo. PósDoutor em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Estudos Literários e Licenciado em Educação Artística – Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Referências

ADORNO, Theodor. Prismas: crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 2001.

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

BOIS, Yve-Alain. Mudança de cenário. In: HUCHET, Stéphane (org.). Fragmentos de uma teoria da arte. São Paulo: Edusp, 2012, p. 119-140.

BRUNO, Cristina. Museologia e museus: princípios, problemas e métodos. Lisboa: ULHT, 1997. (Cadernos de Sociomuseologia, n. 10).

CÂNDIDO, Manuelina Maria Duarte. Ondas do pensamento museológico brasileiro. Lisboa: ULHT, 2003. (Cadernos de Sociomuseologia, n. 20).

CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: M. Fontes, 2005.

CURY, Marília Xavier. Museologia, novas tendências. In: GRANATO, Marcus; SANTOS, Claudia Penha dos; LOUREIRO, Maria Lucia de N. M. (org.). Museu e museologias: interfaces e perspectivas. Rio de Janeiro: MAST, 2009, p. 25-41.

DANTO, Arthur C. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus, 2006.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

FLUSSER, Vilém. Pós-história: vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: Annablume, 2011.

FOSTER, Hal. O complexo arte-arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

GALARD, Jean. Beleza exorbitante: reflexões sobre o abuso estético. São Paulo: Fap-Unifesp, 2012.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989.

MALRAUX, André. O museu imaginário. Lisboa: Edições 70, 2000.

O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: M. Fontes, 2002.

POULOT, Dominique. O modelo republicano de museu e sua tradição. In: BORGES, Maria Eliza Linhares (org.). Inovações, coleções, museus. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 13-23.

POULOT, Dominique. Museu e museologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.

ROQUE, Maria Isabel Rocha. O museu de arte perante o desafio da memória. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 7, n. 1, p. 67-85, jan.-abr. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v7n1/a06v7n1.pdf. Acesso em: 12 abr. 2019.

Downloads

Publicado

30-06-2021

Como Citar

Ramos Costa, R. (2021). Pós-História, novos museus e a metamorfose museológica. Patrimônio E Memória, 17(1), 291–308. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3056

Edição

Seção

Artigos Livres