Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará)

Autores

Palavras-chave:

Formação, Professores, Metodologias, Etnociência, Quilombola

Resumo

Este artigo traz reflexões de um recorte de pesquisa realizada no ano de 2016, que trata sobre narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência relacionadas ao ensino de ciências naturais, em escola quilombola. Os dados foram coletados em documentos oficiais, entrevistas e diários de campo. As vozes dos sujeitos foram sistematizadas, por meio de eixos da análise textual discursiva. Este artigo tem como objetivo geral analisar essas narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência, relacionadas ao ensino de ciências naturais, considerando 3 professores formadores e 3 Professoras em Formação. Entre os resultados, destacam-se que as metodologias do ensino de ciências compreendem contextos evolutivos da vida dos professores formadores, e das professoras em formação para enxergar sob múltiplas lentes, a interação entre os conhecimentos do currículo escolar e os saberes locais no Quilombo.

Biografia do Autor

Ana D'Arc Martins de Azevedo, Universidade Estadual Paulista UNESP

Ana D’Arc Martins de Azevedo é Professora da Universidade da Amazônia (UNAMA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA); ambas em Belém, no Pará. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestra em Educação pela UEPA e, também, em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Especialista em Educação Especial com enfoque inclusivo pelo Claretiano Centro Universitário e, também, Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira. Graduada em Pedagogia pela União de Ensino Superior do Pará. Pós-Doutoranda pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

Creusa Barbosa dos Santos Trindade, Universidade Estadual Paulista UNESP

Creusa Barbosa dos Santos Trindade é Professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Universidade da Amazônia (UNAMA); ambas em Belém, no Pará. Doutora em Educação em Ciências e Matemática, com ênfase em Etnociência Quilombola, pela Universidade Federaldo do Pará (UFPA). Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional, com ênfase em Mulheres Quilombolas, pela Universidade de Taubaté (UNITAU), em São Paulo. Graduada em Pedagogia e, também, em Supervisão Escolar pela UFPA.

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Publicado

30-06-2021

Como Citar

D'Arc Martins de Azevedo, A., & Barbosa dos Santos Trindade, C. (2021). Narrativas, diálogos e continuidades metodológicas da etnociência ao ensino de Ciências Naturais em Escola Quilombola de Caldeirão em Salvaterra (Pará). Patrimônio E Memória, 17(1), 157–177. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3048