A RECEPÇÃO DA LITERATURA ILUSTRADA INFANTIL COREANA NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.5016/msc.v32i0.2411Mots-clés :
Literatura coreana; Literatura infantil; Livro ilustrado; Mercado editorialRésumé
Este trabalho pretende levantar e analisar o percurso da literatura ilustrada infantil coreana no Brasil. Tal iniciativa tem como objetivo contribuir com o mapeamento de obras coreanas publicadas em território nacional e traçar tendências editoriais dos setores específicos nos quais esses títulos foram alocados. Para isso, serão observados os livros ilustrados infantis – literários e paradidáticos – coreanos em circulação no Brasil desde a primeira década do século XXI. Buscaremos evidenciar o volume expressivo em circulação, diretamente influenciado pelo reconhecimento de algumas dessas obras pela premiação da FNLIJ e pelos editais do PNLD – antigo PNBE. Nossa hipótese é a de que tais reconhecimentos instituicionais contribuem para levar os livros ilustrados coreanos a alunos do Ensino Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, com forte tendência de crescimento para além dessas esferas. Lançaremos ainda um olhar sobre a movimentação acadêmica emergente no Brasil e as recentes publicações literárias ilustradas, indicando o potencial de crescimento dessa produção artística junto ao público brasileiro.