IMAGENS NARRATIVAS

DIÁLOGO ENTRE O LIVRO DE IMAGENS E AS ARTES VISUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v32i0.2341

Resumo

Este artigo analisa o livro de imagens Leonardo, de Nelson Cruz, publicado em 2006. Trata-se de uma obra brasileira voltada ao público infantil e juvenil cujo enredo efetiva-se por meio de imagens. Para realizar este estudo, buscou-se compreender relações entre a história apresentada pelo livro e a vida e obra do artista e cientista italiano Leonardo da Vinci, bem como vivências mineiras do autor brasileiro. O aporte teórico da pesquisa inclui pressupostos de Linden (2018), Necyk (2007), Nikolajeva e Scott (2011), Oliveira (2008), Ramos (2015), entre outros. Com base na análise, pode-se concluir que, por meio das imagens, o leitor é convidado a acessar a proposta de enredo ao mesmo tempo em que conhece peculiaridades da obra e aproxima-se da genialidade de da Vinci.  No livro, são tecidos os sentidos da história por meio das relações entre artes visuais e literatura, o que se apresenta como um desafio ao leitor. Assim, a obra exige um olhar atento para assimilar os vazios veiculados pela linguagem plástica e compreender a polissemia da narrativa apresentada.

Biografia do Autor

Edson Rodrigo Possamai, Universidade de Caxias do Sul

Graduado em Design de Interiores pela Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha - Bento Gonçalves (2015); especialista com pós-graduação em Poéticas Visuais pela FEEVALE (2019). Mestrando em Letras e Cultura (UCS). Diretor, ator e figurinista. Artista visual com produções em dança, teatro, instalação, vídeo e videoperformance. 

Estella Maria Bortoncello Munhoz, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Design com ênfase em Design Gráfico e de Produto pela Universidade de Caxias do Sul (2018) e pós-graduada em Literatura Infantil e Juvenil pela mesma universidade (2021). Estudante de licenciatura em Letras pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul e mestranda em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul na linha de pesquisa de Literatura e processos culturais. 

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Professora Adjunto I na Universidade de Caxias do Sul. Doutor e Mestre em Letras pela PUCRS. Especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS e graduada em Letras e Biblioteconomia pela UCS. Realizou estágio de pós-doutoramento em Educação na FaE/UFMG. Atualmente atua como pesquisadora sênior na Universidade de Lisboa, no Instituto de Ciências Sociais, sob orientação de José Machado Pais. Na docência, atuou na Educação Básica na rede pública e é docente em nível de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado em Letras). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação (Cursos de Mestrado e Doutorado) no biênio 2017 a 2019. Membro do Comitê Interno do PIBITI/CNPq e do PROBITI/FAPERGS da Universidade de Caxias do Sul desde 2011. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Literatura infantil, focalizando leitura, literatura, biblioteca e mediação de leitura na Educação Básica. Autora de livros e de artigos em periódicos especializados. Orienta estágios, bolsas de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Líder do Grupo Linguagem e Educação, cadastrado no CNPq. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES/INEP/MEC e, no período de 2010 a 2014, do Programa Nacional Biblioteca da Escola. Membro da Comissão Técnica para o Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE 2015, por indicação da Secretaria de Educação Básica, do Ministério de Educação. Integrante da Comissão Técnica da SEB/MEC do PNLD 2018, em Língua Portuguesa e da Coordenação Pedagógica do PNLD Literário 2018.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Rodrigo Possamai, E. ., Bortoncello Munhoz, E. M., & Brocchetto Ramos, F. (2023). IMAGENS NARRATIVAS: DIÁLOGO ENTRE O LIVRO DE IMAGENS E AS ARTES VISUAIS. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 32, 101–117. https://doi.org/10.5016/msc.v32i0.2341

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES