A HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA E A ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA:
ENCONTROS, DESENCONTROS E POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO TEMPO
Resumen
RESUMO: Os desafios do ensino da literatura infantil e juvenil no contexto educacional brasileiro são vastos, especialmente no ensino médio. Com base em uma abordagem metodológica bibliográfica, o presente artigo investiga a história do ensino de literatura e as teorias relacionadas ao tema. Dentre os teóricos abordados, destacam-se nomes como Cecília Meireles (1951), Nelly Novaes Coelho (1966), Magda Soares (1999), Cosson (2006), Kleiman (1989), Souza e Girotto (2011), entre outros. A análise contempla a importância da escolarização da literatura, os obstáculos enfrentados pelos professores na mediação da leitura e a imprescindibilidade de estratégias de ensino adequadas, tanto para a vivência da leitura literária em sala de aula quanto para o desenvolvimento da competência leitora. O texto ressalta, ainda, a relevância de considerar o contexto social e cultural dos alunos, assim como suas experiências anteriores, para contribuir para a elaboração de significados na leitura das obras literárias.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura Infantil e Juvenil; Escolarização da Literatura; Estratégias de leitura.