LER, CRESCER, ENVELHECER
UMA PROPOSTA DE LEITURA DE O FAZEDOR DE VELHOS, DE RODRIGO LACERDA
DOI:
https://doi.org/10.5016/msc.v26i0.1375Keywords:
Literatura; Juvenil; Formação; Intertextualidade.Abstract
Ao procedermos por uma construção epistemológica do subsistema literário juvenil, busca-se no presente artigo fazer uma análise do romance O fazedor de velhos (2008) de Rodrigo Lacerda. Partindo do pressuposto de que envelhecer implica amadurecer e o ato da leitura literária possibilita conhecimento e experiências nas escolhas a serem feitas perante a juventude. Observam-se aspectos como: intertextualidade e formação leitora, além de questões relacionadas à função da leitura como a busca pelos sentidos da vida e a articulação do processo de crescimento e amadurecimento do personagem leitor. Intenta-se nesse trabalho propiciar uma leitura referente ao protagonismo leitor na narrativa juvenil em questão e suas contribuições para a compreensão e a valorização da literatura.