O turismo na construção da ideia de patrimônio mundial (Unesco, 1960-1980)
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v19i1.2948Palavras-chave:
Patrimônio Cultural, Patrimônio, Turismo, Unesco, Interesses econômicosResumo
Este artigo tem como temática central a construção da ideia de patrimônio mundial e suas interfaces com o turismo no âmbito da Unesco, nos anos de 1960 a 1980. Durante as discussões da construção da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial,
Cultural e Natural da Unesco de 1972), em que termos estava sendo pensada a aproximação entre patrimônio (mundial) e turismo? Nesse sentido, localizar, compreender e problematizar como se deu esse rearranjo no âmbito da Unesco é o principal objetivo deste trabalho, que está dividido em duas partes. Na primeira delas, evidencia-se a emergência do turismo no debate sobre patrimônio mundial e, na segunda, o turismo com ênfase no patrimônio no âmbito da Unesco. Como resultado, inferiu-se que antes da criação da Convenção do Patrimônio Mundial, já havia interesses (notadamente econômicos) em utilizar o patrimônio (mundial) como um recurso para o turismo.
Referências
BANDARIN, Francesco. Foreword. In: The Politics of World Heritage: Negotiating Tourism and Conservation. Clevedon: Current Issues in Tourism, 2005.
BERTACCHINI, Enrico et al. The politicization of UNESCO World Heritage decision making. Public Choice, v. 167, n. 1-2, p. 95-129, 2016.
CAMERON, Christina; RÖSSLER, Mechtild. Many Voices, one vision: the early years of the World Heritage Convention. New York: Routledge, 2013.
CAUST, Josephine; VECCO, Marilena. Is UNESCO World Heritage recognition a blessing or burden? Evidence from developing Asian countries. Journal Of Cultural Heritage, v. 27, p. 1-9, 2017.
COSTA, Everaldo Batista da. Patrimônio e Território Urbano em Cartas Patrimoniais do Século XX. Finisterra, v. XLVII, n. 93, p. 5-28, 2012.
FAUCONBERG, Ariel de; BERTHON, Pierre; BERTHON, Jean Paul. Rethinking the marketing of World Heritage sites: giving the past a sustainable future. Journal Of Public Affairs, v. 18, n. 2, p.1-7, 2017.
FREY, Bruno S.; STEINER, Lasse. World Heritage List: does it make sense? International Journal of Cultural Policy, v. 17, n. 5, p. 555-573, 2011.
HARTOG, François. Tempo e patrimônio. Revista Varia História, v. 22, n. 36, p. 261-273, 2006.
ICOMOS. Advisory Body Evaluation. World Heritage List. ICOMOS Technical Review Notes. Paris, 1978.
LOWENTHAL, David. The heritage crusade and the spoils of history. New York: Free Pass, 1996.
MESKELL, Lynn; LIUZZA, Claudia; BROWN, Nicholas. World Heritage Regionalism: UNESCO from Europe to Asia. International Journal of Cultural Property, v. 22, n. 4, p. 437- 470, 2015.
PEIXOTO, Paulo. A corrida ao status de patrimônio mundial e o mercado urbano de lazer e turismo. Veredas: Revista Científica de Turismo, v. 1, n. 1, p. 23-45, 2002.
PÉREZ, Xerardo Pereiro. Turismo cultural: uma abordagem antropológica. El Sauzal: Aca y Pasos, 2009.
SMITH, Laurajane. Uses of heritage. Routledge, 2006.
UNESCO. Approved Programme and Budget for 1975-1976. Paris, 1974.
UNESCO. Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural. Paris, 1972.
UNESCO. Draft Programme and Budget for 1973-1974. Paris, 1972.
UNESCO. General Conference: Sixteenth Session. Paris, 1970.
UNESCO. General Conference: Seventeenth Session. Paris, 1972.
UNESCO. Management Guidelines for World Heritage Cultural Landscapes. Paris: UNESCO, 2000.
UNESCO. Report of the Director-General on the Activities of the Organization in 1968. Paris, 1969.
UNESCO. Report of the Director-General on the Activities of the Organization in 1972. Paris, 1974.
UNESCO, WHC Nomination Documentation, Cracov’s Historical and Architectural Urban Centre. Paris, 1978.
VALDERRAMA, Fernando. A history of UNESCO. Paris: UNESCO, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Valéria Fernanda Serpa Steinke, Ilanil Coelho, Fernando Cesar Sossai

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.