De Padrinho a juremeiro

breve percurso histórico da Jurema Sagrada em Caruaru

Autores

Palavras-chave:

Antropologia, Jurema Sagrada, Caruaru, Religiões afro-brasileiras

Resumo

A presente pesquisa é um fragmento do Trabalho de Conclusão de Curso em Ciência Sociais apresentado por mim (SILVA, 2023). O presente artigo busca sintetizar a história dos terreiros de Jurema de Caruaru, para tanto lanço mão dos argumentos apresentados por meus interlocutores em conversas e entrevistas realizadas entre os anos de 2017 a 2022, junto ao Grupo de Estudos Memória, Identidade e Cultura (GEMIC). Apresento aqui um esboço das memórias dos padrinhos, madrinhas, pais e mães de santo de Caruaru sobre o processo de formação e institucionalização da Jurema. Propondo, então, apresentar uma breve síntese dos processos de institucionalização das religiões afrobrasileiras da cidade e como questões como violência, isolamento geográfico e investimento acadêmico/cultural mudaram o cenário religioso da cidade.

Biografia do Autor

Hugo Weslley Oliveira Silva, Universidade Estadual Paulista UNESP

Hugo Weslley Oliveira Silva é Doutorando em Antropologia, Mestre em Comunicação e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Semiótica da Comunicação pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI). Bacharel em Jornalismo pelo Centro Universitário Favip Wuden (UNIFAVIP). Bolsista IBPG pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Referências

BARBALHO, Nelson. Caruaru nomes e cognomes. Caruaru: Vanguarda, 1992.

BARBALHO, Nelson. Caruaru, de vila a cidade. Recife. Editora UFPE, 1980.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. Colonização, quilombos, modos e significados. INCTI. 2015.

GERMANO, Pedro. Waldemar Valente e o sincretismo afro-pernambucano. In: CAMPOS, Roberta B. Carneiro; PEREIRA, Fabiana M. Gama; MATOS, Silvana Sobreira de (org.). A nova escola de antropologia do Recife: ideais, personagens e instituições. Recife: Editora UFPE. 2017.

GUIMARÃES DE SALLES, Sandro. Religião, espaço e transitividade: jurema na mata norte de PE e litoral sul da PB. 2010. Tese. Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco. Recife. 2010.

MATOS, Silvana Sobreira de; CAMPOS, Roberta Bivar C. Para além de “Xangôs do Nordeste”: a importância da Obra de Gonçalves Fernandes para o Estudo da religião. In: CAMPOS, Roberta B. Carneiro; PEREIRA, Fabiana M. Gama; MATOS, Silvana Sobreira de (org.). A nova escola de antropologia do Recife: ideais, personagens e instituições. Recife: Editora UFPE. 2017.

MUNANGA, Kabengele. Entrevista: Kabengele Munanga. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana., n. 1, 2008.

MUNIZ, Aristóteles Veloso da S. Africanização dos candomblés em Caruaru: a interface entre identidade e política. Anais dos Simpósios da ABHR, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1229.

PINTO, Clécia Moreira. Saravá Jurema sagrada: as várias faces de um culto mediúnico. Recife, 1995. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco.

PRANDI, Reginaldo. Referências Sociais das religiões afro-brasileiras sincretismo, branqueamento, africanização. In: BACELAR Jeferson. Faces da tradição afro-brasileira: religiosidade, sincretismo, anti-sincretismo, reafricanização, práticas terapêuticas, etnobotânica e comida. Salvador: Pallas, 1999, p. 93-112.

RODRIGUES, Michelle Gonçalves; CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro. Caminhos da visibilidade: a ascensão do culto a jurema no campo religioso de Recife. Afro-Ásia, n. 47, p. 269-291. 2013.

RODRIGUES, Michelle Gonçalves. Da invisibilidade à visibilidade da Jurema: a religião como potencialidade política. Recife, 2014. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco.

SILVA, H. W. Oliveira. Calundunzes, terreiros e a rua: da colonização à formação dos terreiros de caruaru. In: CARDOSO, Fernando da Silva (org.). SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS E CONGRESSO REGIONAL DE DIREITOS HUMANOS. 3., 2., Pernambuco. 2017. Anais... Caruaru: Centro Universitário do Vale do Ipojuca, 2017. Disponível em: https://dd8487b1-2c6f-4902-8a8b 0ccfe8b9868c.filesusr.com/ugd/617060_e993ccae13d5 493fa7d4cbe02a60831b.pdf.

SILVA, Hugo Weslley Oliveira. Os dez mandamentos da IURD: negociações e usos de elementos religiosos no entretenimento produzido pela Igreja Universal do Reino de Deus. Recife, 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco.

SILVA, Hugo Weslley Oliveira. Os santos e o público: etnografia visual da roda de preto velho de Caruaru, Pernambuco. Recife, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso – Centro de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pernambuco. STRATHERN, Marilyn. O efeito etnográfico. São Paulo: Cosac & Naify, 2014.

WAGNER, Roy. A invenção da Cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Oliveira Silva, H. W. (2023). De Padrinho a juremeiro: breve percurso histórico da Jurema Sagrada em Caruaru. Patrimônio E Memória, 19(1), 65–82. Recuperado de http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/2900