De Padrinho a juremeiro
breve percurso histórico da Jurema Sagrada em Caruaru
Palavras-chave:
Antropologia, Jurema Sagrada, Caruaru, Religiões afro-brasileirasResumo
A presente pesquisa é um fragmento do Trabalho de Conclusão de Curso em Ciência Sociais apresentado por mim (SILVA, 2023). O presente artigo busca sintetizar a história dos terreiros de Jurema de Caruaru, para tanto lanço mão dos argumentos apresentados por meus interlocutores em conversas e entrevistas realizadas entre os anos de 2017 a 2022, junto ao Grupo de Estudos Memória, Identidade e Cultura (GEMIC). Apresento aqui um esboço das memórias dos padrinhos, madrinhas, pais e mães de santo de Caruaru sobre o processo de formação e institucionalização da Jurema. Propondo, então, apresentar uma breve síntese dos processos de institucionalização das religiões afrobrasileiras da cidade e como questões como violência, isolamento geográfico e investimento acadêmico/cultural mudaram o cenário religioso da cidade.
Referências
BARBALHO, Nelson. Caruaru nomes e cognomes. Caruaru: Vanguarda, 1992.
BARBALHO, Nelson. Caruaru, de vila a cidade. Recife. Editora UFPE, 1980.
BISPO DOS SANTOS, Antônio. Colonização, quilombos, modos e significados. INCTI. 2015.
GERMANO, Pedro. Waldemar Valente e o sincretismo afro-pernambucano. In: CAMPOS, Roberta B. Carneiro; PEREIRA, Fabiana M. Gama; MATOS, Silvana Sobreira de (org.). A nova escola de antropologia do Recife: ideais, personagens e instituições. Recife: Editora UFPE. 2017.
GUIMARÃES DE SALLES, Sandro. Religião, espaço e transitividade: jurema na mata norte de PE e litoral sul da PB. 2010. Tese. Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco. Recife. 2010.
MATOS, Silvana Sobreira de; CAMPOS, Roberta Bivar C. Para além de “Xangôs do Nordeste”: a importância da Obra de Gonçalves Fernandes para o Estudo da religião. In: CAMPOS, Roberta B. Carneiro; PEREIRA, Fabiana M. Gama; MATOS, Silvana Sobreira de (org.). A nova escola de antropologia do Recife: ideais, personagens e instituições. Recife: Editora UFPE. 2017.
MUNANGA, Kabengele. Entrevista: Kabengele Munanga. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana., n. 1, 2008.
MUNIZ, Aristóteles Veloso da S. Africanização dos candomblés em Caruaru: a interface entre identidade e política. Anais dos Simpósios da ABHR, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1229.
PINTO, Clécia Moreira. Saravá Jurema sagrada: as várias faces de um culto mediúnico. Recife, 1995. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco.
PRANDI, Reginaldo. Referências Sociais das religiões afro-brasileiras sincretismo, branqueamento, africanização. In: BACELAR Jeferson. Faces da tradição afro-brasileira: religiosidade, sincretismo, anti-sincretismo, reafricanização, práticas terapêuticas, etnobotânica e comida. Salvador: Pallas, 1999, p. 93-112.
RODRIGUES, Michelle Gonçalves; CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro. Caminhos da visibilidade: a ascensão do culto a jurema no campo religioso de Recife. Afro-Ásia, n. 47, p. 269-291. 2013.
RODRIGUES, Michelle Gonçalves. Da invisibilidade à visibilidade da Jurema: a religião como potencialidade política. Recife, 2014. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, H. W. Oliveira. Calundunzes, terreiros e a rua: da colonização à formação dos terreiros de caruaru. In: CARDOSO, Fernando da Silva (org.). SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS E CONGRESSO REGIONAL DE DIREITOS HUMANOS. 3., 2., Pernambuco. 2017. Anais... Caruaru: Centro Universitário do Vale do Ipojuca, 2017. Disponível em: https://dd8487b1-2c6f-4902-8a8b 0ccfe8b9868c.filesusr.com/ugd/617060_e993ccae13d5 493fa7d4cbe02a60831b.pdf.
SILVA, Hugo Weslley Oliveira. Os dez mandamentos da IURD: negociações e usos de elementos religiosos no entretenimento produzido pela Igreja Universal do Reino de Deus. Recife, 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, Hugo Weslley Oliveira. Os santos e o público: etnografia visual da roda de preto velho de Caruaru, Pernambuco. Recife, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso – Centro de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pernambuco. STRATHERN, Marilyn. O efeito etnográfico. São Paulo: Cosac & Naify, 2014.
WAGNER, Roy. A invenção da Cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Patrimônio e Memória
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.