A história da Casa de Prudente de Moraes em três tempos

no tombamento, nos restauros e na atualidade

Autores

Palavras-chave:

Tombamento, Patrimônio cultural paulista, Sociedade cafeeira, Condephaat

Resumo

Este artigo procura analisar o bem cultural Casa de Prudente de Moraes valendose de duas perspectivas: primeiramente, examina os conteúdos e valores históricos mobilizados no seu processo de patrimonialização estadual, isto é, qual passado se buscou proteger no tombamento e nas intervenções posteriores sofridas pelo bem, que ficaram documentadas nos processos de restauro; em segundo lugar, examina os conteúdos históricos que hoje são veiculados no local.

Biografia do Autor

Lucília Santos Siqueira, Universidade Estadual Paulista UNESP

É professora de História, Memória e Patrimônio no Curso de História na UNIFESP, onde integra o programa de mestrado profissional de formação de professores, o ProfHistória. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1999), foi professora de História do Brasil e trabalhou na Coordenação de Curso nos Cursos de Turismo e Administração Hoteleira da Faculdade Ibero-Americana entre os anos de 1990 e 2000. Foi professora do Departamento de História da PUC-SP entre 2003 e 2009, tendo lecionado nos cursos de História, Turismo e Relações Internacionais. Atua nos seguintes temas: historiografia brasileira, história de São Paulo (província e cidade) no século XIX e no começo do XX, os usos da historiografia pelo Ensino de História e os usos do passado paulista no campo do patrimônio, da cultura e do turismo. Nos últimos anos tem se dedicado aos estudos e à pesquisa sobre a memória da escravidão no território paulista.

Referências

*Fontes*

CONDEPHAAT (SP). Solicita o tombamento da Casa de Prudente de Moraes em Piracicaba. Processo 07861/69. São Paulo, 1969.

CONDEPHAAT (SP). Restauração do imóvel onde funciona o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, em Piracicaba. Processo 20.041/76. São Paulo, 1976.

CONDEPHAAT (SP). Solicita restauração do Museu Prudente de Moraes de Piracicaba. Processo 22.516/83. São Paulo, 1983.

CONDEPHAAT (SP). Restauro do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Processo 53621/06. São Paulo, 2006.

*Referências*

CASTRIOTA, Leonardo Barci. Conservação e valores: pressupostos teóricos das políticas para o patrimônio. In: GOMES, Marco Aurélio A. de Filgueiras; CORRÊA, Elyane Lins (Org.). Reconceituações contemporâneas do patrimônio. Salvador: UFBA, 2011, p. 49-66.

GRIGOLETO, Maira Cristina. A documentação patrimonial: gênese e fluxo dos processos de tombamento do Museu “Prudente de Moraes”. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, 2009.

HUNT, Lynn; APPLEBY, Joice; JACOB, Margaret. Telling the truth about history. New York: W. W. Norton & Company, 1995.

LEMOS, Carlos A. C. Casa paulista: história das moradias anteriores ao ecletismo trazido pelo café. São Paulo: EDUSP, 1999.

LOEWEN, James W. Lies across America: what our historic sites get wrong. New York: Touchstone Book, 2000.

MARINS, Paulo César Garcez. A vida cotidiana dos paulistas: moradias, alimentação, indumentária. In: SETÚBAL, Maria Alice (Dir.). Terra Paulista: histórias, arte, costumes. Modos de vida dos paulistas: identidades, famílias e espaços domésticos. São Paulo: CENPEC: Imprensa Oficial, 2004, p. 89-190.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A cidade como bem cultural: áreas envoltórias e outros dilemas, equívocos e alcance da preservação do patrimônio ambiental urbano. In: MORI, Victor Hugo et al (Org.). Patrimônio: atualizando o debate. São Paulo: 9ªSR/Iphan, 2006, p. 33-53.

MISAN, Simona. Os museus históricos e pedagógicos do estado de São Paulo. Anais do Museu Paulista, São Paulo, Nova Série, v. 16, n. 2, p. 175-204, jul./dez., 2008.

RODRIGUES, Marly. Imagens do passado: a instituição do patrimônio em São Paulo: 1969-1987. São Paulo: UNESP: Imprensa Oficial do Estado: Condephaat: FAPESP, 2000.

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

Santos Siqueira, L. (2014). A história da Casa de Prudente de Moraes em três tempos: no tombamento, nos restauros e na atualidade . Patrimônio E Memória, 10(1), 48–67. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3547