Memória e Biografia
As representações de uma guerrilheira no período da Ditadura Militar Brasileira
Palavras-chave:
Biografia, Ditadura Militar, MemóriaResumo
Situado no campo da “escrita de si”, o presente artigo apresenta uma mescla de biografia e memória associada a uma relação afetiva, de pertencimento e de inserção total do sujeito ao tempo histórico do período selecionado, o período da ditadura militar no Brasil, um período que lida com rearranjos nas relações sociais, culturais e políticas. Neste artigo, é considerado o fato de que, por meio do registro das lembranças e das vivências, é possível ao historiador acessar imagens, representações, fatos e discursos que contribuam para a abordagem da identidade dos jovens militantes que viveram esse período de resistência, podendo construir significados sobre si e sobre o outro.
Referências
AVELAR, Alexandre. A Biografia Como Escrita da História: Possibilidades, limites e tensões. Dimensões, Vitória, v. 24, p. 157-172, 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.ufes.br/dimensoes/article/view/2528/2024>. Acesso em: 24 jun. 2013.
BACZKO, Bronislaw. A imaginação social In: LEACH, Edmund et al. Anthropos-Homem. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1985. p. 296-332.
BENJAMIN, Walter. A modernidade e os modernos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967.
BURKE, Peter (Org.). A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: Ed. Unesp, 1992.
CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição Imaginária da Sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos: e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1986.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
LEVI, Giovanni. Usos da Biografia. In: AMADO, Janaina & FERREIRA, Marieta de Moraes. (org.). Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro. FGV, 2002. p. 167-182.
PONTY, Merleau. A fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
PRIORE, Mary Del. Biografia: Quando o Indivíduo Encontra a História. Revista TOPOI, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 7-16, jul./dez. 2009.
SOUZA, Eneida Maria. A Biografia: Um bem de arquivo. Revista ALEA, Rio de Janeiro, v. 10, n. 01, p.121-129, jan./jun. 2008.
THOMPSOM, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa. Vol. I – A árvore da liberdade. Tradução. Denise Bottman. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.