O Brasil na literatura

as influências de duas cidades brasileiras na formação do personagem Eduardo em ‘O Encontro Marcado’, de Fernando Sabino

Autores

Palavras-chave:

Literatura, Lugar, Cidade, Memória, Identidade

Resumo

O presente trabalho visa analisar o romance O Encontro Marcado, de Fernando Sabino, com base na relação do personagem principal com os lugares do Brasil em que viveu. Os fatos da vida do personagem Eduardo têm como palco duas cidades brasileiras: Belo Horizonte/MG e Rio de Janeiro/RJ. A memória que Eduardo traz da Belo Horizonte de sua infância fazem-no conflitar-se com a cidade transformada de sua vida adulta, bem como interferir em sua relação com a cidade do Rio de Janeiro. Assim, busca-se pensar sobre questões referentes ao lugar: a origem e posterior ruptura com esta; o outro lugar e a consequente não pertença a este; a memória do lugar de origem e os conflitos de identidade a partir das transformações provocadas pelos habitantes deste. Ainda, reflete-se como o autor desenvolve a sua escritura. Teorias de diferentes campos do saber permitem ler o texto dentro da abordagem desejada.

Biografia do Autor

Marlise Buchweitz, Universidade Estadual Paulista UNESP

Doutoranda em Letras/Literatura, Cultura e Tradução (Universidade Federal de Pelotas/UFPel); Doutora em Estudos Interdisciplinares/Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel, 2018); Mestre em Letras/Estudos Literários - Literatura Comparada (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, 2011); Especialista em Letras/Literatura Comparada (UFPel, 2008); Licenciada em Letras Português/Inglês (Centro Universitário Claretiano, 2021); Licenciada em Letras/Língua Inglesa e Literaturas (UFPel, 2005); escritora; revisora textual; pesquisadora nas áreas de Literatura, Memória e Docência/Educação.

Renata Azevedo Requião, Universidade Estadual Paulista UNESP

Professora, Orientadora, Pesquisadora ? Bacharelado e PPG Artes Visuais / Centro de Artes, UFPel (desde 2010). Na Graduação, atua em disciplinas de leitura e produção de textos ensaísticos, explora a palavra escrita e a aquisição da linguagem poética, a descrição da prática poético-visual, a descoberta de sentidos poético-visuais; na FAUrb e no Curso de Jornalismo, História da Arte Contemporânea; no Curso de Antropologia, Lingüística Geral. No PPG-AV: Percursos, narrativas, descrições: mapas poéticos, e A leitura Crítica: modos de ver, modos de ler, modos de escrever. De 1992 a 2012, atuou nos Cursos de Letras, UFPel, em disciplinas do Campo da Literatura, Narrativas Curtas e Poesia (em língua portuguesa, moderna e contemporânea ? estudos comparados entre produção literária/sistema literário/construção do território imaginário nacional), Literatura Infantil, Ensino da Literatura, Poéticas Contemporâneas no Brasil, Estágio Obrigatório; e em disciplinas do Campo da Lingüística, Semântica, Estilística, Morfologia, Lingüística Geral, Estudos do Texto, Semiótica. Poeta, escreve poesia e prosa poética; desenha; projeta e cria objetos-ambientes verbo-voco-visuais, com som e luz; projeta e constrói ?casas-ateliês de si?. Gasta longas horas em seu jardim. 

Referências

ARAGON, Louis. O camponês de Paris. Tradução de Flavia Nascimento. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

BACHELARD, Gaston. A Água e os Sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BARROS, Myriam Moraes Lins de. A cidade dos velhos. In: VELHO, Gilberto (Org). Antropologia Urbana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças dos velhos. 13. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

BRANDÃO, Carlos Antônio Leite. A Formação do Homem Moderno Vista Através da Arquitetura. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

CALVINO, Ítalo. As Cidades Invisíveis. Tradução de Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

CANDAU, Jöel. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2012.

FISCHER, Luís Augusto. Visitar o Passado, para Viver o Presente. Texto inédito, s.d.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Rio de Janeiro: Vertice, 1990.

LYNCH, Kevin. A Imagem da Cidade. Lisboa: Edições 70, 1970.

MAGALHÃES, Maria Cristina Rios (Org.). Na Sombra da Cidade. Ensaios: subjetividade e urbanização. São Paulo: Editora Escuta, 1995.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: A problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. Projeto História. São Paulo, dez 1993. In: ___. Les lieux de mémoire. I La République, Paris, Gallimard, 1984. p. XVIII-XLII.

PECHMAN, Robert Moses. Cidades Estreitamente Vigiadas: o detetive e o urbanista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

SABINO, Fernando. O Encontro Marcado. 45 ed. Rio de Janeiro: Record, 1984.

SANTOS, Milton. Pensando o Espaço do Homem. 5 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.

WILLIAMS, Raymond. O Campo e a Cidade na História e na Literatura. Tradução Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Como Citar

Buchweitz, M., & Azevedo Requião, R. (2016). O Brasil na literatura: as influências de duas cidades brasileiras na formação do personagem Eduardo em ‘O Encontro Marcado’, de Fernando Sabino . Patrimônio E Memória, 12(2), 155–176. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3489

Edição

Seção

Artigos Livres