Camillo de Jesus Lima, o arquivista de si em o “Livro azul”

Autores

Palavras-chave:

História, Memória, Arquivo, Camillo de Jesus Lima

Resumo

Este estudo apresenta revelações do arquivo “Livro azul”, um dos volumes que compõem o acervo pessoal do escritor baiano Camillo de Jesus Lima (1912-1975), concernentes à sua produção literária e à sua participação em atividades ligadas à literatura, à cultura e à política na Bahia do século XX. Esta investigação possibilitou a elaboração de uma breve (auto)biografia (que reconhecemos ser incompleta, mas significativa), uma vez que esse intelectual foi arquivando a si mesmo ao compilar sua correspondência, recortes de jornais e de revistas com publicações de sua autoria ou sobre a sua obra neste tomo do arquivo. Para análise dos registros buscou-se uma inter-relação entre três campos distintos – Memória, História e Literatura –, ampliando o entendimento sobre o homem histórico na totalidade que o edifica como ser social.

Biografia do Autor

Esmeralda Guimarães Meira, Universidade Estadual Paulista UNESP

Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade/ Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; possui mestrado em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia(2010); especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1997); graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1989). Atualmente é professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, com experiência na área de Letras, ênfase em Literatura Baiana, Literatura Brasileira e Estágio Supervisionado. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (GPCSL) e coordena o Grupo de Estudo Memória, História e Literatura. Desenvolve pesquisas sobre o poeta baiano Camillo de Jesus Lima, com artigos, ensaios e críticas publicados em livro, revistas e anais de Congresso.

José Rubens Mascarenhas de Almeida, Universidade Estadual Paulista UNESP

Pós-doutor pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM, 2015). Doutor (2009) em Ciências Sociais (Relações Internacionais) e Mestre (1999) em Ciências Sociais (Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em História (1992) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É Professor Titular do Departamento de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É Consultor Ad hoc CAPES. Pesquisador do NEILS (Núcleo de Estudos de Ideologia e Lutas Sociais ? PUCSP) e líder do Grupo de Estudos de Ideologia e Lutas de Classe (GEILC)/UESB/CNPQ). É membro do Comitê Editorial da UESB desde 10/10/2016, representando a Área de Ciências Humanas. É Diretor e Editor Responsável da Revista Binacional Brasil-Argentina: diálogo entre as ciências (RBBA). Compõe Conselhos Editoriais de várias revistas acadêmico-científicas. Tem diversas publicações em periódicos especializados nas áreas acadêmico-científica e cultural, além de organização de diversos livros. Atualmente pesquisa temas relacionados à História da América, Ideologia, Memória, Movimentos Sociais, Imperialismo/Transnacionalização/Globalização e produção de conhecimento.

Referências

*Fontes*

Acervo pessoal de Camillo de Jesus Lima. Tomo “Livro azul”.

Jornal A Tarde (Homens e Obras). Salvador/Bahia, 22 de fevereiro de 1939; crítica de rodapé de Carlos Chiacchio.

Revista Cooperação. Itabuna/ Bahia, nov. 1945. Camillo de Jesus Lima, por José Leite.

Jornal O Momento. Entrega de “carnet” aos escritores e artistas do P.C.B., Cidade do Salvador, 17 de abril de 1946.

Jornal O Momento. Salvador/Bahia 02 de abril de 1950.

*Referências*

COUTINHO. Brasil e Brasileiros de hoje (enciclopédia de biografias), 2 v. Rio de Janeiro: Foto Service,1961.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tradução Cláudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relumé Dumará, 2001.

GOMES, Renato Cordeiro. Acervos literários: implicações sobre a teoria e o ensino de literatura ou a sedução do arquivo. Centro de Pesquisa Literárias da PUCRS, v 8, n 1, Porto Alegre: PUCRS, 2002, p. 95-104.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Ed. Centauro, 2006.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão et al. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 1990. (Coleção Repertórios)

LEITE, José. Camillo de Jesus Lima (entrevista) Cooperação. Itabuna/BA, Novembro, 1945.

LIMA, Camillo de Jesus; BRASIL, Laudionor. As trevas da noite estão passando, Vitória da Conquista/Bahia: Editora O Combate, 1941.

______. Um poeta do interior baiano premiado no Rio: depoimento. [16 set. 1943.] Vamos ler!, Rio de Janeiro, 1943. Entrevista a Hildon Rocha.

______. “Harpas e Farpas”, Jornal O Combate. Vitória da Conquista/Bahia, 20 de jan. 1944.

______. Poemas, Vitória da Conquista/Bahia: Editora O Combate, 1944.

______. Camillo de Jesus Lima: depoimento [Novembro, 1945] Cooperação. Itabuna/BA, 1945a. Entrevista concedida a José Leite.

______. Novos poemas, Vitória da Conquista/Bahia: Editora O Combate, 1945.

______. Viola quebrada, Vitória da Conquista/Bahia: Editora O Combate, 1945.

______. Cantigas da tarde nevoenta. Salvador: Ed. S.A. Gráficas da Bahia, 1955.

______. A mão nevada e fria da saudade. Edições Mar: Vitória da Conquista, 1971.

______. O livro de Miriam. Edições Mar: Vitória da Conquista, 1973.

LOSE, Alicia Duhá, Arquivo: a morada da censura. Revista Digital Inventário, n. 2, Abril de 2004. PPGLL/UFBA, Salvador/Bahia 2004.

MEDEIROS, Ruy Hermann Araújo. História Compartilhada e Memória: entre Alienação e Ideologia. Tese (Doutorado em Memória) 145 p. 2015, Vitória da Conquista: PPGMLS/UESB, 2015.

MEIRA, Esmeralda Guimarães. Mulheres sob o olhar do poeta Camillo de Jesus Lima (algumas imagens). Revista Heléboro, ano 1, n 2, Vitória da Conquista: UESB, 1998.

______; ALMEIDA, José Rubens Magalhães de. A recepção crítica como produção de conhecimento: Camillo de Jesus Lima sob o olhar da crítica. In: X Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional do Museu Pedagógico – Produção de Conhecimento no limiar do século XX: tendências e conflitos. Vitória da Conquista: Wmoreira Internet, 2013.

NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Projeto História, n° 10, dez. 1993 p. 7- 28.

OLIVEIRA, Antonio Braz de. Arquivística literária: notas de memória e perspectiva. Veredas, n. 8, Porto Alegre: 2007, p. 373 - 382.

RICOEUR, Paul. A Memória, a História, o Esquecimento. Campinas (SP): EdUnicamp, 2007.

ROCHA, Hildon. Um poeta do interior baiano premiado no Rio. Vamos ler! Rio de janeiro, 16 set. 1943. p.14.

SALDANHA, Zélia Nunes; GUSMÃO, Anadete Mota. Antologia poética – Camillo de Jesus Lima. Vitória da Conquista: UESB, 1987.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Como Citar

Guimarães Meira, E., & Mascarenhas Almeida, J. R. (2016). Camillo de Jesus Lima, o arquivista de si em o “Livro azul”. Patrimônio E Memória, 12(2), 61–77. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3482