Memórias, Experiências, Narrativas e Patrimônio Cultural na Educação
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v20i2.3451Palavras-chave:
Narrativa, Experiência, Patrimônio Cultural, MemóriaResumo
O artigo analisa experiências educacionais em escolas públicas do Espírito Santo, envolvendo estudantes do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades na EJA ocorreram na disciplina Estágio Supervisionado III do curso de História da UFES (2019/2), enquanto as do 6º ano do Ensino Fundamental fizeram parte de uma pesquisa de doutorado (Vago-Soares, 2010). Ambas as experiências abordaram narrativas e memórias relacionadas ao Patrimônio Cultural, destacando seu papel na construção de identidades. O estudo enfatiza a importância dos bens culturais e simbólicos como suporte para o enraizamento e reconhecimento dos estudantes como produtores de cultura e história. Mais do que o patrimônio em si, os resultados indicam que o processo educativo e as interações sociais promovem pertencimento e integração comunitária, reforçando o papel da memória e das narrativas pessoais/coletivas na formação dos sujeitos.
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