Memória e espaço

a comemoração do Dia dos Heróis, no Monumento aos Heróis Moçambicanos, na cidade da Beira, província de Sofala

Autores

Palavras-chave:

Memória coletiva, Espaço, Comemoração, Narrativas

Resumo

Halbwachs mostrou a importância dos lugares de memória e nos disse que não há memória coletiva que não aconteça sem referência a estruturas espaciais, resultantes de construções sociais. Estas análises se tornaram importantes para ajudar a pensar a comemoração do Dia dos Heróis, no Monumento aos Heróis Moçambicanos, na cidade da Beira.

Biografia do Autor

Belchior Canivete, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui doutorado em Ciências Sociais (2016) pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Sociologia Rural e Gestão de Desenvolvimento (2010) e graduação em História (2005), ambos pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Foi pesquisador do Arquivo de Patrimônio Cultural (ARPAC) - Instituto de Investigação sociocultural de Moçambique, entre 2007 e 2012.

Referências

ATANÁSIO, João. 3 de fevereiro proclamado dia dos heróis nacionais pelo Comitê Central da FRELIMO. Tempo, Maputo, 1 fev. 1976, p. 5.

CEBOLA. João: depoimento [fev. 2014]. Entrevistador: B. Canivete. Beira, 2014. 1 cassete. Entrevista concedida no âmbito da pesquisa de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da universidade do Estado do rio de Janeiro. Entrevistador: B. Canivete. Beira, 2014. 1 cassete. Entrevista concedida no âmbito da pesquisa de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da universidade do Estado do rio de Janeiro.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. “Monumentalidade e cotidiano: o patrimônio cultural como gênero de discurso”. In: Cidade: história e desafios. OLIVEIRA, L.L. (Org). Pp. 108- 123, CNPq/FGV, 2002.

HALBWACHS, Maurice. On collective memory. Chicago, The University of Chicago press.1992.

______. A memória coletiva. “Cap. IV: A memória coletiva e o espaço”. Pp. 131-160. Rio de Janeiro, Vértice. 2006.

MANUEL. Flora: depoimento [fev. 2014]. Entrevistador: B. Canivete. Beira, 2014. 1 cassete. Entrevista concedida no âmbito da pesquisa de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da universidade do Estado do rio de Janeiro.

POLLAK, Michael. “Memória, esquecimento, silêncio”. In: Estudos Históricos. Vol. 2. No. 3. Pp. 3-14, Vértice, 1989.

Downloads

Publicado

30-12-2017

Como Citar

Canivete, B. (2017). Memória e espaço: a comemoração do Dia dos Heróis, no Monumento aos Heróis Moçambicanos, na cidade da Beira, província de Sofala. Patrimônio E Memória, 13(2), 136–145. Recuperado de https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3443

Edição

Seção

Artigos Livres