Uma vida em que o futuro se narra como presente do passado
horizonte memorialista da infância de Moacyr Scliar
Palavras-chave:
Identidade, Alteridade, Pertença, Scliar, JudaísmoResumo
Pretende-se, por meio deste artigo, destacar algumas relações do contexto social, político e cultural – do Brasil em geral e do Rio Grande do Sul em particular – com alguns episódios biográficos do escritor Moacyr Scliar, em especial de sua infância e início de adolescência. Com efeito, tal artigo visa também pôr em relevo a trajetória dos amigos e familiares do escritor, no contexto multicultural da comunidade étnica Ashkenazita em que ele foi criado, e a possível relação dessa vivência com a futura escolha da temática judaica presente em várias de suas obras. Porém, sem ter a intenção de transferir mecanicamente esse horizonte memorial para o mundo ficcional de Scliar. Uma vez que, segundo nossa interpretação, a complexidade e importância da produção do escritor extrapola o espaço bairrista do Bom Fim, de Porto Alegre e mesmo do Brasil; adquirindo um caráter universal no contexto maior da cultura judaica.
Referências
ALMEIDA, Adriana Antunes. A estética da cidade pela geografia do afeto na obra de Moacyr Scliar. Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, v. 5, n. 8, p. 17-25, 2011.
BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
BRASIL, Luis Antonio de Assis. O universo nas ruas do mundo. In ZILBERMAN, R. &
BERND, Z. O viajante transcultural: leituras da obra de Moacyr Scliar. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
CARDOSO, João Batista. Hibridismo cultural na América Latina. ITINERÁRIOS - Revista de Literatura, n. 27, p. 79-90, 2008.
CORREIA, Patrícia Cardoso. Moacyr Scliar: imagens do judaísmo na cultura brasileira. Revista Lusófona de Ciência das Religiões – Ano IV, 2005 / n.º 7/8 – p. 191-234. 2005.
GERTZ, René. Colonização – Segunda Fase. Releituras da História do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Editora Oficial, 20011.
GRITTI, Isabel. Rosa. Imigração judaica no Rio Grande do Sul: a Jewish Colonization Association e a colonização de Quatro Irmãos. Porto Alegre: Marins Livreiro Editor, 1997.
GUINSBURG, Jacó. Literatura e teatro Ídiche. Aventura de uma língua errante. Tese de doutoramento apresentada ao Departamento de Teatro, Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 1972, 158 p. mimeo.
MARIANTE, Helio Moro. História do tradicionalismo sul-rio-grandense. Porto Alegre: Smith, 1976.
SCARPELLI, Marli Fantini. Guimarães Rosa: fronteiras, margens, passagens. São Paulo: Senac, 2004.
SCLIAR, Moacyr & SOUZA, Márcio, Entre Moisés e Macunaíma. Os Judeus que descobriram o Brasil. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.
SCLIAR, Moacyr. Memórias judaicas. In: SLAVUTZKY, Abrão (Org.). A paixão de ser: depoimentos e ensaios sobre a identidade judaica. Porto Alegre, RS: Artes e Ofícios, 1998.
______. Judaísmo: dispersão e unidade. São Paulo: Ática, 1994.
______. Cenas da vida minúscula. Porto Alegre: L&PM, 1991.
______. Caminhos da esperança: a presença judaica no Rio Grande do Sul. São Paulo: Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, 1991.
______. A condição judaica: das tábuas da lei à mesa da cozinha. Porto Alegre: L&PM, 1985.
______. Os deuses de Raquel. RJ: Expressão e Cultura, 1975; Porto Alegre: L&PM, 1983.
______. O ciclo das águas. Porto Alegre: Editora Globo, 1975.
WALDMAN, Berta. Entre Passos e Rastros: Presença Judaica na Literatura Brasileira Contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2003.
ZILBERMAN, Regina. Do Bom Fim para o mundo: entrevista com Moacyr Scliar. WebMosaica, v. 1, n. 2, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.