Polêmicas da vida (pós)moderna
Polêmicas da vida (pós)moderna
Palavras-chave:
Polêmica, Luciano Huck, Ferréz, Repercussão midiáticaResumo
Em 2007, ganhou as páginas do jornal contenda envolvendo o apresentador da Rede Globo, Luciano Huck, e o escritor Ferréz, importante articulador das vozes periféricas na literatura. Luciano Huck teve seu relógio da marca Rolex roubado por duas pessoas em uma motocicleta, em bairro rico de São Paulo. O lance seguinte e decisivo foi um artigo escrito pela vítima, sob o título de “Pensamentos quase póstumos”, publicado na Folha de S Paulo. Entre as reações imediatas suscitadas por este artigo teve intensa reverberação o ponto de vista expresso por Ferréz, cujo texto foi publicado no mesmo espaço do jornal, com o título de “Pensamentos de um correria”, publicado posteriormente em Os ricos também morrem (2015). À vista do exposto, esta comunicação objetiva localizar e analisar as divergências que envolvem estes protagonistas no campo das ideias, considerando, ainda, a irradiação de problemáticas relacionadas ao contexto social, histórico e cultural.
Referências
ARÊDE, Juliana. Representações do corpo na cultura midiática. 2008.
BARRETO, Carolina de Oliveira. Narrativa da “fátria imaginada”: Ferréz, Sérgio Vaz, Dugueto Shabazz, Allan da Rosa. 2011.155f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.
DELEUZE, Gilles. A literatura e a vida. In: Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.
FERRÉZ. Pensamentos de um correria. In: Os ricos também morrem. São Paulo: Planeta, 2015. p.97-100.
FREIRE, Marcelino. Contos Negreiros. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011.
HUCK, Luciano. Pensamentos quase póstumos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 01 out.2007. Opinião. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0110200708.htmhttp://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0810200708.htm>. Acesso em: 20 set. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.