VERSO E REVERSO

POPULAR, POPULISMO E AUTORITARISMO

Autores/as

  • Roberto Reis

Palabras clave:

cultura popular, teatro brasileiro moderno, cinema novo, populismo, autoritarismo, significação

Resumen

Um grande hiato entre o popular e o erudito perpassa a cultura brasileira. Este texto explora este fosso examinando a inscrição do sentido em duas peças (O pagador de promessas, de Dias Gomes, e O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues) e suas transposições cinematográficas (dirigidas, respectivamente, por Anselmo Duarte e Bruno Barreto). No primeiro caso, o sentido é trabalhado como se fosse de mão única; os personagens se dobram a um projeto político que pré-existe ao texto, dando lugar a contradições - tão típicas no populismo dos anos 60 - entre uma ideologia "progressista" e sua tradução conservadora para os artefatos culturais. No segundo caso, ao contrário, o jogo do sentido se abre para uma pluralidade de interpretações. O conceito de autoritarismo é aqui entendido como um princípio estruturante conectado com o jogo do sentido no texto. O ensaio também efetua uma crítica ao projeto político populista, reivindicando uma plataforma alternativa, com o corolário de uma estratégia interpretativa que esteja ancorada no solo histórico e social.

Publicado

2017-11-01

Cómo citar

Reis, R. (2017). VERSO E REVERSO: POPULAR, POPULISMO E AUTORITARISMO. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 2, 11–30. Recuperado a partir de https://pem.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/803

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES