DA “POETISA BONITA” À “MÁSCULA AUTORA”: SOBRE A GENERIFICAÇÃO DE FRANCISCA JÚLIA

Autores/as

  • Henrique Marques Samyn

Palabras clave:

Francisca Júlia, crítica feminista, literatura de autoria feminina

Resumen

Este artigo tenciona apresentar algumas considerações em torno da recepção da obra poética de Francisca Júlia da Silva (1871-1920). Por meio de uma análise de artigos e textos críticos publicados desde o final do século XIX até o começo do século XX, argumenta-se que dois processos de generificação simultâneos podem ser percebidos, de modo que Francisca Júlia – como autora empírica – é constituída como “feminina”, e sua obra poética é constituída como “masculina”, o que está profundamente associado à dinâmica de gênero no âmbito de uma sociedade patriarcal

Publicado

2019-10-02

Cómo citar

Marques Samyn, H. . (2019). DA “POETISA BONITA” À “MÁSCULA AUTORA”: SOBRE A GENERIFICAÇÃO DE FRANCISCA JÚLIA. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 25, 39–60. Recuperado a partir de https://pem.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/1483

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES