ADOLESCENTE
UM LEITOR EM BUSCA DE SENTIDOS E DA SOCIALIZAÇÃO DA LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.5016/msc.v26i0.1380Resumen
A partir de uma pesquisa empírica com adolescentes, buscamos saber o que os jovens leem e refletir sobre o seu lugar no mundo da leitura. Antes, fizemos um percurso sobre a leitura e a relação entre texto e leitor, reunindo conceitos acerca de literatura de massa e best-seller. Baseados no fenômeno da experiência, buscamos compreender como algumas obras desvalorizadas pela escola tocam profundamente os jovens e vimos que o mercado editorial denomina este público leitor como young adult (YA). Tais conceituações foram relevadas quando analisamos duas obras do escritor americano John Green. O estudo nos levou a confirmar as hipóteses levantadas de que o jovem lê muito, mas são obras não legitimadas pela escola. Além disso, ele precisa socializar suas leituras; prova disso são os fenômenos digitais envolvendo o assunto, como o sucesso dos booktubers e as dezenas de plataformas de leitura.