A ESCRITA LITERÁRIA COMO POSSIBILIDADE DE ABSOLVIÇÃO
UM ESTUDO SOBRE METAFICÇÃO EM LIS NO PEITO: UM LIVRO QUE PEDE PERDÃO, DE JORGE MIGUEL MARINHO
DOI:
https://doi.org/10.5016/msc.v26i0.1377Palabras clave:
Metaficção, Literatura juvenil contemporânea, LeitorResumen
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre a presença da estratégia metaficcional no romance Lis no peito: um livro que pede perdão (2006), de Jorge Miguel Marinho, no intuito de identificar e analisar os recursos textuais utilizados para a consolidação desse artifício da narrativa, que consiste no desnudamento do processo de escrita ficcional. A pesquisa propõe uma reflexão sobre a interação estabelecida entre o texto e o leitor, o qual é convidado a refletir sobre os acontecimentos da narrativa e decidir se o personagem Marco César é culpado ou não pela maldade cometida. Levanta-se a hipótese de que essa interação contribui para o estreitamento da relação entre a literatura e o leitor juvenil, o qual assume um papel de coautoria junto ao texto literário. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base nos pressupostos teóricos de Coelho (2000; 2010), Hutcheon (1984), Waugh (1985), dentre outros.