A ESCRITA LITERÁRIA COMO POSSIBILIDADE DE ABSOLVIÇÃO

UM ESTUDO SOBRE METAFICÇÃO EM LIS NO PEITO: UM LIVRO QUE PEDE PERDÃO, DE JORGE MIGUEL MARINHO

Autores/as

  • Cloves da Silva Junior Instituto Federal de Goiás, Secretaria de Estado de Educação de Goiás, Universidade Federal de Goiás
  • Ludmila Santos Andrade Secretaria de Estado de Educação de Goiás/Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG)
  • Zênia de Faria Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v26i0.1377

Palabras clave:

Metaficção, Literatura juvenil contemporânea, Leitor

Resumen

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre a presença da estratégia metaficcional no romance Lis no peito: um livro que pede perdão (2006), de Jorge Miguel Marinho, no intuito de identificar e analisar os recursos textuais utilizados para a consolidação desse artifício da narrativa, que consiste no desnudamento do processo de escrita ficcional. A pesquisa propõe uma reflexão sobre a interação estabelecida entre o texto e o leitor, o qual é convidado a refletir sobre os acontecimentos da narrativa e decidir se o personagem Marco César é culpado ou não pela maldade cometida. Levanta-se a hipótese de que essa interação contribui para o estreitamento da relação entre a literatura e o leitor juvenil, o qual assume um papel de coautoria junto ao texto literário. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base nos pressupostos teóricos de Coelho (2000; 2010), Hutcheon (1984), Waugh (1985), dentre outros.

Biografía del autor/a

Cloves da Silva Junior, Instituto Federal de Goiás, Secretaria de Estado de Educação de Goiás, Universidade Federal de Goiás

Aluno regular do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (Área de concentração: Estudos Literários) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Letras e Linguística - Área de concentração: Estudos Literários (2016) pela mesma instituição, com pesquisa financiada pela CAPES. É especialista em Língua Portuguesa, Literatura e Ensino (2012) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Câmpus de São Luís de Montes Belos. Licenciado em Letras-Português/Inglês e respectivas literaturas (2009) pela UEG - Câmpus de Jussara. É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Classe D-I, Nível 1) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Câmpus Itumbiara), e professor efetivo (nível IV) da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (SEDUCE/GO). Possui experiência nas áreas de Formação de Professores de Língua Portuguesa e Literatura, Formação do leitor, Literatura Brasileira contemporânea, Relações entre violência e poder na literatura e Prosa de Rubem Fonseca.

Ludmila Santos Andrade, Secretaria de Estado de Educação de Goiás/Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG)

Doutoranda na área de Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL - UFG), com pesquisa financiada pela CAPES (2016). Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura FABEC (2010). Licenciada em Letras - Português/Inglês e respectivas literaturas União das Faculdades Alfredo Nasser - UNIFAN (2008). Atualmente, é Professora - IV do Quadro Efetivo da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (SEDUCE/GO).

Zênia de Faria, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG)

Professora Titular de Literatura Francesa da Universidade Federal de Goiás (aposentada), onde ainda leciona Literatura Comparada e Teoria Literária como membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Mestre em Letras Modernas/Francês (U. de Limoges/França). Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Pós-doutorado no Centre d'Études et de Recherches Comparatistes, do Instituto de Literatura Comparada da Universidade de Paris III - Sorbonne Nouvelle, onde também foi Professora Convidada, no Instituto de Estudos Portugueses e Brasileiros.

Publicado

2020-01-16

Cómo citar

Silva Junior, C. da, Andrade, L. S., & Faria, Z. de. (2020). A ESCRITA LITERÁRIA COMO POSSIBILIDADE DE ABSOLVIÇÃO: UM ESTUDO SOBRE METAFICÇÃO EM LIS NO PEITO: UM LIVRO QUE PEDE PERDÃO, DE JORGE MIGUEL MARINHO. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 26, 169–187. https://doi.org/10.5016/msc.v26i0.1377

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES

Artículos más leídos del mismo autor/a