A GRANDE BELEZA

SARAMAGO EM VIAGEM À ITÁLIA

Authors

  • Márcia Valéria Zamboni Gobbi

Keywords:

literatura portuguesa contemporânea; José Saramago; Manual de pintura e caligrafia; A bagagem do viajante; narrativas de viagem.

Abstract

O romance Manual de pintura e caligrafia (2001) tem como protagonista o pintor H., que, em meio a uma crise criativa, rememora uma viagem feita à Itália, a qual se poderia caracterizar como um itinerário estético, já que centrado na visita a museus, galerias e outros espaços de arte; no livro de crônicas A bagagem do viajante (1996), também uma viagem à Itália motiva um conjunto de textos em que a experiência estética igualmente toma o proscênio. O que se objetiva é apresentar uma análise desses textos que coloque em evidência traços de uma “poética do encantamento”. Sem qualquer intenção teórica ou metodológica mais pretensiosa, esta hipótese interpretativa aborda aquilo que constitui um exercício criativo em que o escritor reflete sobre o sentido e a função do registro dessas memórias de viagem (que são também as memórias de sua experiência estética) e sobre qual lugar podem ocupar na reelaboração ficcional que delas faz.

Published

2017-08-07

How to Cite

Zamboni Gobbi, M. V. (2017). A GRANDE BELEZA: SARAMAGO EM VIAGEM À ITÁLIA. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 17, 67–81. Retrieved from https://pem.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/108

Issue

Section

CONTRA O ESQUECIMENTO

Most read articles by the same author(s)